Maior concerto aberto de música clássica de Santa Catarina acontece em Joinville; saiba como assistir

Apresentação gratuita será no próximo dia 9, no Moinho Joinville

Maior concerto aberto de música clássica de Santa Catarina acontece em Joinville; saiba como assistir

Apresentação gratuita será no próximo dia 9, no Moinho Joinville

Redação O Município Joinville

No próximo dia 9, ocorre o Musicarium in Concert, o maior concerto de música clássica aberto de Santa Catarina, apresentado pelo Ministério da Cultura e Fiesc, em Joinville.

A apresentação, gratuita, reunirá mais de 2 mil pessoas no Moinho Joinville, patrimônio histórico da cidade. A Orquestra Musicarium, formada por mais de 70 jovens músicos, retorna aos palcos da cidade após uma sequência de turnês que levou o talento catarinense para o mundo.

Em 2024, o grupo se apresentou na Europa, passando por Alemanha, Holanda e Suíça, e em julho percorreu diferentes regiões do Brasil em sua primeira turnê nacional.

“Realizar o Musicarium in Concert tendo como cenário o Moinho, um dos cartões postais de Joinville, é motivo de grande honra. Nossa gratidão ao SESI, a FIESC e toda indústria, empresas e pessoas que acreditam e apoiam nosso trabalho. Estamos nos preparando, buscando sempre a excelência para presentear o público com performances dos nossos grupos de câmara e orquestra”, diz Sergio Ogawa, maestro e diretor-presidente do Musicarium.

Os  jovens talentos que compõem a Orquestra Musicarium são frutos de um modelo de formação diferenciado. Cada um dos mais de 180 alunos bolsistas, grande parte oriunda da rede pública de ensino, recebe uma educação que vai muito além da técnica musical. O Musicarium prioriza uma abordagem humanista, que visa formar não apenas músicos de alta performance, mas também cidadãos com sólida base ética, capazes de contribuir positivamente para a sociedade.

“Para a Fiesc é motivo de orgulho poder proporcionar esta experiência musical inesquecível para nossas famílias, estudantes e comunidade em geral. Afinal, a arte também faz parte da metodologia Steam aplicada pelo Seis em nossas escolas. Além disso, a iniciativa reforça uma bela tradição de Joinville, que se destaca no cenário nacional por ser uma cidade que apoia a arte e a cultura”, completa Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc.

Os ingressos gratuitos devem ser reservados no site Sympla.

Uma superprodução por trás da música

A estrutura é de grande porte, construída após centenas de horas de trabalho. Toda a equipe de produção e comunicação é de Joinville, movimentando significativamente a economia criativa na cidade.

  • 300 m² de palco;
  • 50 profissionais da área técnica – uma equipe especializada em som, luz, vídeo, montagem e operação. Cada um com papel essencial para o espetáculo ocorrer com excelência;
  • Uma semana de montagem – sete dias de montagem ininterrupta. São mais de 1,5 mil horas somadas entre toda a equipe para transformar o espaço comum em um palco extraordinário;
  • 35 toneladas de estrutura – o equivalente ao peso de mais de 20 carros populares suspensos;
  • 64 canais de áudio – sistema de som profissional que permite controle individualizado de cada instrumento e microfone, oferecendo riqueza sonora e clareza para o público;
  • 54 m² de painel de LED – equivalente a mais de 270 TVs de 50 polegadas ligadas ao mesmo tempo, levando imagem e emoção a todos os cantos do espaço.

Leia também:

1. VÍDEO – Fala de deputado Nikolas Ferreira sobre mulheres trans é usada em apresentação do Festival de Dança de Joinville
2. VÍDEO – Veja como foi espetáculo gratuito do Bolshoi apresentado em São Francisco do Sul
3. Empresa divulga nota de esclarecimento sobre incêndio em Joinville
4. Celesc inaugura subestações em Joinville e lança programa que beneficia famílias de baixa renda
5. Carnê para pagamento da taxa de lixo em Joinville está disponível em formato digital


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo