Maior ídolo do JEC, Nardela recebe principal honraria de Joinville nesta quinta-feira
Cerimônia aconteceu nesta quinta-feira
Cerimônia aconteceu nesta quinta-feira
O maior ídolo do Joinville Esporte Clube (JEC), Reinaldo Antônio Baldessin, o Nardela, recebeu a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, maior honraria de Joinville. A cerimônia aconteceu na noite desta quinta-feira, 16, na Associação Empresarial de Joinville (Acij).
O anúncio sobre a entrega da honraria havia sido feito pelo prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), em 9 de fevereiro deste ano. O evento ainda faz parte da comemoração dos 172 anos da cidade.
O evento contou com homenagens ao ídolo tricolor. O presidente do JEC, Darthanhan Oliveira, entregou um quadro com a camisa oito para Nardela. “Ele participou de todas as glórias, era o maestro daquele time”, exaltou o presidente do clube.
Ao público presente — autoridades, família e amigos do Nardela e torcedores do JEC — foram mostrados vídeos sobre a carreira do homenageado da noite, além de mensagens deixadas pela família e por amigos.
“Joinville me deu muito mais do que ofereci a ela”, declarou Nardela em seu discurso. Elogiado por ser um símbolo de humildade, ainda “dividiu” a honraria com seus ex-companheiros de Joinville e sua família.
Para a torcida teve agradecimento. Dos sete títulos conquistados pelo Joinville, apenas um foi na cidade. O ídolo relembra que mesmo quando a equipe voltava tarde de viagem, os torcedores estavam na BR-101, perto ao pórtico, para recepcionar o time.
“Agradeço a Joinville pela forma que me acolheu. Ser querido pelas pessoas vale muito mais do que qualquer coisas
“É muito maior do que a conquista de um título”, comentou Nardela sobre a honraria. “É algo que transcende o campo”, completou.
Antes mesmo de receber a medalha, Nardela já havia contado da surpresa que era ser escolhido para a honraria. “Nunca imaginava”, disse o ídolo tricolor.
O prefeito de Joinville relembrou que quando deu a notícia para Nardela pessoalmente, a reação dele foi inesperada. Adriano também conta que quando era criança ia ao Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o Ernestão, ver Nardela jogar. “Era estádio lotado. Todo domingo era dia de ver o JEC”, disse o prefeito.
Continua após o anúncio
Nardela nasceu em janeiro de 1958, em Piracicaba-SP. Ele é casado com Haidy e tem dois filhos, Artur e Davi.
Começou sua carreira aos 12 anos, no dente-de-leite do XV de Piracicaba. Aos 16 anos, estreou como profissional no time principal.
Defendeu a Seleção Brasileira Sub-18, em 1976, na França; e Sub-20, em 1977, na Tunísia, terminando a competição em terceiro lugar. Foi campeão brasileiro pelo Guarani, em 1978.
Teve seu passe comprado pelo Grêmio, em fevereiro de 1979. Foi titular e conquistou o Campeonato Gaúcho.
No Joinville Esporte Clube, Nardela viveu a fase mais promissora de sua carreira. Alegrou a cidade e foi aclamado pela torcida.
No JEC, Nardela conquistou sete títulos no Campeonato Catarinense, sendo seis consecutivos. É considerado o maior ídolo do Joinville Esporte Clube em sua história. Disputou 680 jogos e marcou 130 gols.
Quando encerrou sua carreira como atleta profissional, em meados dos anos 90, foi eleito vereador, sendo reeleito por três legislaturas.
Atualmente, é diretor de Futebol do Joinville Esporte Clube, onde colabora no projeto de reestruturação da equipe.
A Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca foi criada em 1999, por meio da lei municipal 4.060.
A honraria é outorgada para pessoas ou entidades que engrandecem o nome da cidade em diversas áreas de atuação.
Em 2022, os profissionais da área da Saúde e a Associação Empresarial de Joinville (Acij) foram homenageados.
– Assista agora:
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt