Mais de 11 mil pessoas aguardam por exames de endoscopia e colonoscopia pelo SUS em Joinville
Vereadores sugeriram soluções para diminuir a fila
A fila para exames de endoscopia na saúde pública de Joinville tem mais 5,8 mil pacientes. Para a colonoscopia, são outros 5,6 mil. Somados, são 11,4 mil pessoas à espera de atendimento. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
Esses exames são realizados para a investigação e acompanhamento de doenças do sistema digestório, conforme a gerente de regulação da saúde, Franci Machado. No ano passado, o descredenciamento, por razões sanitárias, de uma clínica que realizava parte dos exames do município contribuiu para o surgimento das filas.
Mesmo com edital aberto, não houve instituição interessada em assumir os exames. Franci destacou que a Tabela SUS prevê, por exemplo, o repasse de R$ 48 para um exame de endoscopia, valor que ela considera defasado.
Durante reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Joinville com representantes da Secretaria de Saúde, o vereador pastor Ascendino Batista (PSD) sugeriu que a prefeitura amplie o convênio que realiza a compra dos exames no Hospital Bethesda.
Atualmente, o Hospital Bethesda é a única instituição que realiza os exames para pacientes ambulatoriais. Para pacientes hospitalares, que são idosos ou com comorbidades, os exames são realizados no Hospital Regional.
O presidente da Comissão de Saúde, Brandel Júnior (Podemos), defendeu o uso de uma emenda federal para a compra dos exames junto ao Bethesda.
Leia também:
1. Mega-Sena 2700: 16 apostas de Joinville acertam a quadra
2. Suspeito de esfaquear e matar morador em situação de rua em Joinville é preso
3. Órgãos públicos e instituições da Zona Sul fazem ação de conscientização contra a dengue em Joinville
4. Trabalhadores ficam pendurados no 15º andar de prédio no Litoral Norte
5. Contra o Avaí, JEC arrecada valor três vezes maior que premiação ao campeão catarinense
Assista agora mesmo!
“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade: