X
X

Buscar

Mais de 80 famílias da Vila do Oca, em Joinville, recebem os registros dos imóveis

Área passou pela regularização fundiária e as famílias foram beneficiadas com as escrituras

Na tarde desta sexta-feira, 22, diversos moradores da localidade Vila do Oca, no bairro Pirabeiraba, em Joinville, celebraram a entrega das matrículas dos terrenos onde construíram suas casas. Mais de 80 famílias receberam os registros dos imóveis, em um evento que contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Diego Machado, e do Secretário de Habitação, Rodrigo Andriolli.

A regularização fundiária da região foi concluída no ano passado, quando também foi instalada a energia elétrica no local. Antes da regularização, os moradores viviam em terrenos sem qualquer garantia legal, com contratos informais. Agora, com a entrega das matrículas, a situação mudou e os moradores são oficialmente donos dos imóveis.

“Antes, a Prefeitura não podia fazer melhorias na região, pois os terrenos estavam em uma área particular. Agora, todos têm seus terrenos devidamente documentados, o que garante a possibilidade de realizar obras e serviços públicos”, afirma Diego Machado.

Rodrigo Andriolli, que esteve no ato, reiterou o compromisso e a vontade de expandir este trabalho. “Sem dúvidas este é um momento de extrema importância para nós também. Estamos entregando o documento das suas casas. É um longo processo, mas que deu certo. Queremos até o final deste mandato concluir a entrega de 4,5 mil escrituras para toda a cidade”, explica Rodrigo.

“Para mim é motivo de orgulho estar concluindo este processo. Hoje a Vila do Oca está sendo contemplada com um trabalho que é nossa bandeira: a regularização fundiária. Vejo que a luta e estar junto com a comunidade valeu a pena. Nosso mandato é para ajudar Joinville no desenvolvimento e resolução de seus problemas”, completa Diego.

Moradores da Vila do Oca celebram a conquista

Divulgação

O casal Wilson de Lara e Maria de Lara, que tem uma mercearia na Vila do Oca, não esconderam a emoção ao receber o registro do terreno. Eles contaram que, até o ano passado, o terreno que compraram tinha uma documentação datada de 1914, e que a regularização e a divisão do espaço em área pública trouxeram finalmente segurança jurídica para os moradores.

“O Diego foi uma pessoa fundamental neste processo. Ano passado conseguimos depois de muito custo a divisão do espaço. Mais do que isso, veio o direito a benefícios como a luz. Hoje temos energia e, agora, a escritura da nossa casa”, afirma Wilson.

Dona Maria, também emocionada, falou sobre a importância dessa conquista. “Estou muito feliz em ver a realização de um sonho. Foram anos de dificuldades, sem poder ter luz, sem direito a uma melhoria na rua. Agora tudo se torna possível”, conclui.

Leia os destaques da semana:
1. Maior construtora do Sul do Brasil entrega primeiro residencial em Joinville
2. Ney Matogrosso se apresenta em Joinville; saiba onde e quando
3. Saiba como ficam os horários de Natal e fim de ano no comércio e shoppings de Joinville
4. Morador denuncia ameaça de morte e racismo em Joinville; entenda o caso
5. Joinvilense de 26 anos é ordenado padre; conheça história


Assista agora mesmo!

Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque: