Manifestação a favor de Bolsonaro e voto impresso é realizada em Joinville neste domingo
Políticos estiveram presentes no ato
Na tarde deste domingo, 1º de agosto, uma manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do voto impresso foi realizada na Praça da Bandeira, em Joinville.
Organizado pelo Movimento Direita Joinville (MDJ), o ato ficou concentrado na região central da cidade. Os manifestantes vestiam roupas verdes e amarelas e seguravam a bandeira do Brasil, além de cartazes e palavras de ordem em defesa das pautas.
O grupo segue uma agenda de pautas nacionais, inclusive, defendida por Bolsonaro. Além do voto impresso, os manifestantes defendem uma contagem pública da eleição.
Durante a manifestação em Joinville, estiveram presentes o vereador Wilian Tonezi (PSL), o deputado estadual Sargento Lima (PSL), o deputado federal Coronel Armando (PSL-SC) e o senador Jorginho Mello (PL-SC).
Nas redes sociais, a vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), também defendeu o voto impresso.
TSE anuncia novas urnas eletrônicas
No último sábado, 30, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que as Eleições 2022 contarão com 200 mil novas urnas eletrônicas, protegidas pela tecnologia de hardware com os mesmos requisitos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
De acordo com o TSE, a ICP-Brasil é uma plataforma criptográfica utilizada oficialmente pelo Brasil e que garante “autoria, integridade, autenticidade, confidencialidade e interoperabilidade a qualquer assinatura ou cifragem digital”.
As novas urnas têm como objetivo renovar parte do parque tecnológico da Justiça Eleitoral, que atualmente é de 470 mil unidades em todo o país.
Os aparelhos fabricados em 2006, 2008 e parte de 2009, que estão com a vida útil esgotada, serão substituídas pelos novos modelos.