Manifestantes farão ato contra o ‘PL da Devastação’ em frente a Parque Zoobotânico em Joinville
Protesto é organizado pelo Coletivo Joinville Pelo Clima
Protesto é organizado pelo Coletivo Joinville Pelo Clima
No próximo domingo, 13, acontece mais um a Ato Popular contra o PL 2.159/21, conhecido como PL da Devastação, em Joinville. A manifestação será realizada das 9h às 12h, na entrada do Parque Zoobotânico, no bairro Saguaçu.
O ato é organizado pelo Coletivo Joinville Pelo Clima, uma frente popular de enfrentamento à emergência climática que reúne cidadãs e cidadãos comprometidos com a defesa de direitos humanos e da natureza. O grupo surgiu como resposta local à crise climática global e busca ampliar a participação popular na construção de um futuro justo, equitativo e sustentável.
“Esse projeto coloca os lucros de poucos acima do direito coletivo à vida. Não aceitaremos que o licenciamento ambiental — uma conquista histórica da sociedade civil — seja desmontado em nome de uma lógica imediatista de exploração. É um grande retrocesso”, afirma o coletivo em nota.
A programação do evento inclui a subida simbólica ao Mirante, falas populares, confecção de cartazes e distribuição de mudas nativas — uma atividade que já se tornou símbolo do Coletivo, com o propósito de reflorestar as relações entre as pessoas e com a natureza.
O ato é aberto a todas as idades e convida a população joinvilense a somar forças em um gesto coletivo de cuidado com a vida e com a Terra.
O projeto de lei estabelece um novo marco legal para o licenciamento ambiental no Brasil e foi aprovado no Senado com 54 votos favoráveis e 13 contrários. Como o texto foi alterado pelos senadores, o projeto retorna à Câmara dos Deputados para nova análise.
O texto aprovado no Senado dispensa de licenciamento ambiental atividades que não ofereçam risco ambiental ou que precisem ser executadas por questão de soberania nacional ou de calamidade pública.
Também isenta de licenciamento os empreendimentos agropecuários para cultivo de espécies de interesse agrícola, além de pecuária extensiva, semi-intensiva e intensiva de pequeno porte.
*Com informações da Agência Brasil.
Leia também:
1. Blumenauense que conquistou bolsa integral para estudar nos EUA faz rifa para conseguir viajar
2. Tobogã de tapete, barco viking e mais: parque de diversões no estacionamento do Galegão retorna na Oktoberfest Blumenau 2025
3. Escolas em Blumenau recebem ecopontos; conheça trabalho de conscientização sobre a gestão do lixo
4. Festival Nacional do Queijo: tudo o que você precisa saber sobre o evento em Blumenau
5. Pix: cerca de 8 milhões de chaves podem ser excluídas após novas regras
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: