+

Marcação CE: empresa de Massaranduba é primeira da América Latina a conquistar certificação exigida pela União Europeia

Thermo Star expande negócios para Europa em 2024

Marcação CE: empresa de Massaranduba é primeira da América Latina a conquistar certificação exigida pela União Europeia

Thermo Star expande negócios para Europa em 2024

Fred Romano | Revisão

A Marcação CE, exigida pela União Europeia para a comercialização de determinados produtos nos países membros, é um indicativo de que a empresa que a conquista atende a uma série de requisitos de qualidade e segurança exigidos pela entidade. No setor de sistemas de refrigeração para transportes, a Thermo Star, com sede em Massaranduba, no Norte catarinense, e presença em 19 países, é a primeira da América Latina a conquistar a marcação.

A empresa vem se preparando há anos no sentido de adequar-se às normas internacionais e, a partir do segundo semestre de 2023, iniciou o projeto com foco na Marcação CE. Entre as iniciativas realizadas, constam o levantamento do sistema de produção e qualidade, adequação dos equipamentos, desenvolvimento de documentações técnicas, auditorias e testes em laboratórios especializados até a conquista da marcação.

“O processo de obtenção da marcação CE exigiu uma estreita colaboração entre os departamentos, e a superação dos desafios ao longo do caminho fortaleceu nosso espírito de equipe e reafirmou nosso compromisso com a excelência. Estou extremamente orgulhoso do resultado alcançado e confiante de que a obtenção da marcação CE abrirá novas oportunidades de mercado para nossa empresa, ao mesmo tempo que reforça nosso compromisso com a qualidade e a conformidade regulatória”, destaca o supervisor de engenharia da Thermo Star, Guilherme Lott, responsável pela condução do processo de certificação.

Internacionalização da empresa no radar

Raphael Kanzler, gerente comercial da Thermo Star, destaca que a conquista da Marcação CE é um importante passo para a expansão da marca, reforçado pelo pioneirismo da companhia.

“A partir desse reconhecimento, estamos avançando na comercialização dos nossos produtos na Europa, a começar por Portugal, onde já abrimos nosso primeiro distribuidor. A ideia é encerrar 2024 com presença em pelo menos três países europeus”, comenta Raphael.

Em 2022, a Thermo Star deu o primeiro passo para avançar no continente europeu e participou da IAA Transportation, uma das mais importantes feiras do setor de transporte do mundo, que ocorre a cada dois anos na Alemanha.

Em 2024, o evento acontece em outubro e a Thermo Star já confirmou presença — dessa vez com o selo da Marcação CE e vendas ocorrendo na Europa. Conforme o gerente da Thermo Star, além de Portugal, a companhia já trata de negociações com Espanha, França e Inglaterra.

Certificação ISO ajuda a consolidar reconhecimento

Para a diretora administrativa Hane Louise Sabel, um dos fatores que levaram a Thermo Star a ser pioneira na conquista da Marcação CE foi o fato de a empresa já ser certificada com a ISO 9001.

A primeira certificação ISO 9001 para processos foi conquistada em 2017, pelo organismo de certificação BRTÜV Avaliações da Qualidade S.A. Desde então, a companhia passa por auditorias regulares, que avaliam se o padrão de qualidade da produção dos equipamentos é mantido.

“Durante a consultoria para essa certificação, 90% dos processos já estavam muito bem definidos, tivemos apenas ajustes finos conectados com a cultura e as exigências específicas da Europa. A organização e o compromisso com a qualidade atestada através da ISO nos garantiram um processo muito tranquilo de testes e auditoria”, destaca Hane.

Leia também:
1. Trimania: moradores de Joinville ganham prêmios principais neste domingo
2. Jovem morre vítima de afogamento em praia de Balneário Camboriú
3. Com investimento de mais de R$ 7 milhões, trechos da rua Boehmerwald serão pavimentadas, em Joinville
4. Mulheres são encontradas mortas em Navegantes; suspeito é preso
5. SC-108 será totalmente bloqueada em Guaramirim nesta terça-feira


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo