Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, é selecionada para projeto de reestruturação de hospitais públicos
projeto terá duração de 15 meses
projeto terá duração de 15 meses
A Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, foi selecionada para participar do projeto “Reestruturação de Hospitais Públicos” do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O objetivo é implementar boas práticas e fortalecer a gestão dos hospitais públicos, promovendo melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais.
Nesta terça e quarta-feira, 1º e 2, consultores do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), estão na maternidade para um diagnóstico inicial das áreas e setores. Com base no que foi verificado, serão identificadas oportunidades de melhoria. Além disso, os consultores trabalharão junto às equipes locais na implementação das ferramentas necessárias para alcançar os objetivos propostos.
O diretor-Geral da maternidade, Fábio Magrini, destaca que o projeto em andamento vem somar aos esforços que a própria direção já tem feito para melhorar a qualidade dos serviços.
“Esse momento é oportuno, pois temos implementado mudanças no modelo de gestão focadas na segurança do paciente, na qualidade do atendimento e na melhoria das metodologias de trabalho. Essas ações refletem diretamente na parte assistencial, com foco sempre no paciente. A Maternidade Darcy Vargas já é referência em gestação de alto risco e neonatologia de alta complexidade, com uma história consolidada na região norte e nordeste de Santa Catarina”, destaca.
O projeto, que terá duração de 15 meses, incluirá treinamentos online, visitas presenciais e o acompanhamento contínuo da evolução das ações implementadas. Entre os resultados esperados estão a melhoria nas práticas assistenciais, a padronização dos protocolos de segurança do paciente, o aprimoramento dos processos de administração medicamentosa, o fortalecimento da educação dos profissionais de saúde e a otimização dos fluxos de admissão, transferência e alta de pacientes.
A Maternidade Darcy Vargas, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, é referência estadual em gestação de alto risco, banco de leite humano e método canguru. A unidade realiza, em média, 600 partos por mês, além de 1.800 atendimentos ambulatoriais e 3.000 atendimentos na emergência, destacando-se pelo compromisso com a saúde materno-infantil.
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) é uma parceria entre o Ministério da Saúde e hospitais de excelência que visa apoiar o fortalecimento do SUS.
Através do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, busca-se promover a melhoria contínua das práticas assistenciais e administrativas, contribuindo para um atendimento de saúde mais seguro e eficaz.
Leia também:
1. Eleições 2024: está fora de Joinville? Saiba como justificar o voto
2. Hipermais anuncia nova unidade e abre 100 vagas de emprego em Joinville
3. Polícia Cientifica conclui investigações sobre queda de avião na região de Joinville; veja possíveis causas
4. Com técnico joinvilense, Seleção Brasileira está na semifinal da Copa do Mundo de Futsal
5. Implementação de gestão privada no Hospital São José será tema de audiência em Joinville
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: