Matrículas abertas para alunos novos na rede municipal de ensino de Joinville
Sistema de pré-matrícula abriu 12h desta segunda-feira
Sistema de pré-matrícula abriu 12h desta segunda-feira
A partir desta segunda-feira, 5, estão abertas as matrículas para os alunos novos na rede municipal de ensino de Joinville. O sistema de pré-matrículas foi disponibilizado às 12h e permanecerá aberto durante o ano letivo de 2023, a depender da disponibilidade de vagas nas turmas da unidade.
O processo é para crianças que irão para o 1º e 2º períodos da Educação Infantil (pré-escola) e para alunos de 1º a 9º anos do Ensino Fundamental. Para crianças de até 3 anos e 11 meses, a oferta de vagas para creche ocorreu em 28 de novembro, e novas vagas serão disponibilizadas no início de 2023.
A reserva de vaga é realizada por ordem de acesso, e as vagas são ocultadas do sistema à medida em que são preenchidas.
O critério utilizado para definição da unidade onde o estudante será matriculado é o zoneamento, realizado a partir de um mapa criado pelo Governo do Estado que determina a escola preferencial para cada rua da cidade.
Por isso, após o preenchimento dos dados pessoais e endereço, o sistema oferece as opções de acordo com o zoneamento, e estas podem ser unidades municipais ou estaduais. Se a distância entre a casa e a escola for superior a 3 quilômetros, a Secretaria de Educação disponibiliza passagem de ônibus (para área urbana) e transporte escolar (para alunos de escola rural).
Este é o momento para responsáveis por crianças e adolescentes que estavam em escolas da rede particular ou estadual de Joinville, ou que estão vindo de outras cidades e estados, realizarem o cadastro para buscar uma vaga em uma escola pública municipal de Joinville.
Para realizar a inscrição, os pais ou responsáveis devem acessar o sistema disponibilizado no site da Prefeitura de Joinville. Para matrícula do 1º ao 9º anos, acesse o site da prefeitura na aba de serviços. O mesmo vale para crianças entre 4 e 5 anos, acesse o link com acesso direto à plataforma. Devem ser preenchidas as informações solicitadas e selecionar a unidade pretendida dentro das opções disponíveis.
Após a conclusão do cadastro, há um período de três dias úteis para a entrega presencial dos documentos na secretaria da escola escolhida. Caso a entrega não ocorra neste prazo, a solicitação será cancelada automaticamente e será necessário acessar o sistema para iniciar o processo desde a primeira etapa.
Famílias que não têm acesso à internet podem dirigir-se à escola municipal mais próxima da residência para solicitar a abertura do cadastro.
Para ingressar no 1º período da Educação Infantil, a criança deve completar 4 anos até 31 de março de 2023. Já para ser matriculado no 1º ano do Ensino Fundamental, o aluno precisa completar seis anos até 31 de março.
Nesta segunda-feira, 5, em virtude do jogo do Brasil pela Copa do Mundo, as Escolas e CEIs municipais encerram as aulas às 15h. Portanto, os pais ou responsáveis que precisam do apoio das escolas para preencher o cadastro, devem ficar atentos ao horário de funcionamento das unidades.
Leia também:
1. Congestionamento de acesso à Serra Dona Francisca gera fila na BR-101, em Joinville
2. Saiba a previsão do tempo para primeira segunda-feira de dezembro em Joinville
3. Cratera se abre na BR-280 após fortes chuvas no Norte de SC
4. Identificados pai e filhas que morreram em acidente no Planalto Norte
5. Nadadora joinvilense é campeã do Super Ranking da Copa do Brasil 2022
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização