Mauricinho Soares, ex-vereador de Joinville, é absolvido em caso de fraude no Detran
Julgamento foi realizado na segunda-feira
Julgamento foi realizado na segunda-feira
O ex-vereador de Joinville, Mauricinho Soares, foi absolvido das acusações de participação em esquema de fraude no Departamento de Trânsito (Detran), deflagrado na operação Profusão em novembro de 2023. O julgamento foi realizado na segunda-feira, 26.
Por conta das acusações, o político chegou a ser preso pela Polícia Civil durante a segunda fase da operação e também por posse ilegal de arma de fogo. O ex-vereador respondeu às acusações em liberdade após decisão de soltura do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A Câmara de Vereadores de Joinville decidiu, em 2024, pela cassação do mandato do então vereador Mauricinho Soares. Ele chegou a apresentar um pedido de renúncia do mandato, mas o rito seguiu.
Dos noves acusados, seis foram condenados, em primeira instância, e três absolvidos, entre eles o ex-parlamentar, que foi absolvido por inexistirem provas suficientes de autoria ou participação nos crimes imputados.
O Ministério Público também informou que o ex-vereador ainda é réu em outro trâmite, mas não detalhou o caso.
A investigação apurou a suposta prática de falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informações e organização criminosa. Os crimes teriam sido cometidos por agentes públicos visando beneficiar condutores de veículos penalizados com suspensão do direito de dirigir.
Conforme apurado pela 3ª Decor, os supostos autores dos fatos orquestraram um esquema ilícito que possibilitou a inserção de inúmeras informações falsas nos sistemas do Detran-SC, possibilitando que mais de 100 condutores fossem indevidamente beneficiados com a liberação de penalidades a eles aplicadas.
Dentre os investigados, além de Mauricinho, estão agentes públicos terceirizados do Detran-SC, um despachante e pessoas a ele vinculadas, e um agente ligado a um escritório de advocacia especializado em multas de trânsito.
Leia também:
1. VÍDEO – Homem morre em ponto de ônibus em Joinville
2. Ciclista não morreu após ser atropelado por motorista em Joinville, confirma Polícia Civil
3. Projeto que prevê multa de até R$ 57 mil para pichações em Joinville avança na Câmara
4. Projeto para eficiência energética beneficia famílias de baixa renda em Joinville
5. VÍDEO – Imagens que mostram supostos ovnis em Serra de SC viralizam nas redes
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: