Medicamentos em falta passam a ser listados semanalmente no Portal da Transparência em Joinville

Medida passou a valer nesta terça-feira

Medicamentos em falta passam a ser listados semanalmente no Portal da Transparência em Joinville

Medida passou a valer nesta terça-feira

Vítor Filomeno | Revisão

A partir desta terça-feira, 20, o Portal da Transparência da Prefeitura de Joinville passa a disponibilizar semanalmente a lista de medicamentos que estão em falta entre aqueles que são distribuídos para a população nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). A relação pode ser acessada diretamente no Portal da Transparência, no site da Prefeitura.
O primeiro relatório, gerado na segunda-feira, 19, apresenta a falta de cinco medicamentos, de um total de 161 ofertados para a população. Na relação, também há a justificativa que leva o produto a não estar disponível, como atraso na entrega, falta de envio do Ministério da Saúde ou processos de compra anteriores fracassados, por exemplo.

A atualização está em conformidade com a Lei 6504/2009, que dispõe sobre a criação do Portal da Transparência do Município, que, por meio da Lei 9560/2023, teve acrescido o Artigo 1º-C, que trata sobre a divulgação de informações sobre medicamentos da Rede Municipal de Saúde.

Também no site, é possível ter mais informações sobre o fluxo para obter medicamentos na Rede Pública de Saúde e acessar a Relação Municipal de Medicamentos (Remume), com a lista completa dos itens que são disponibilizados, mediante prescrição válida emitida por profissional em exercício no SUS.

A Lei 9560/2023 também institui que seja disponibilizada a relação dos medicamentos disponíveis, bem como os locais que podem ser encontrados.

Para a implantação desta funcionalidade, está sendo realizado um ajuste no sistema informatizado que gerencia o estoque de cada um dos pontos de dispensação de medicamentos para que a informação seja fornecida em tempo real.

Assim que concluída a implantação, a funcionalidade será disponibilizada no Portal da Transparência. Os dados publicados são de responsabilidade da Secretaria da Saúde de Joinville, por meio da Central da Abastecimento Farmacêutico.

Proposta

Em nota enviada à reportagem do jornal O Município Joinville nesta terça-feira, 20, a equipe do vereador Cassiano Ucker (União) informou que a proposta para que a prefeitura disponibilizasse semanalmente a lista de medicamentos que estão em falta partiu do parlamentar, por meio de um projeto de lei ordinária.

Além disso, salienta que a lei deveria estar valendo já em dezembro do ano passado.

Confira a nota na íntegra:

Nota

A respeito da lista de medicamentos a disposição e faltantes nos postos de saúde, que por força de lei passou a ser publicada a partir desta terça-feira no Portal de Transparência da Prefeitura de Joinville, esclarecemos que a proposta partiu do médico e vereador Cassiano Ucker, por meio de um projeto de lei ordinária. Além disso, é importante salientar que a lei deveria estar valendo desde a data de sua publicação, em 18 de dezembro de 2023.

*Matéria atualiza às 20h57 de 20/02 para inclusão da nota oficial do vereador Cassiano.

Leia também:
1. Campeonato Catarinense de Futsal terá novo formato; saiba como vai funcionar
2. Mãe e recém-nascido recebem indenização após erro médico em Joinville
3. Foragido por golpe milionário no Pará é preso em Joinville
4. Hospital Regional de Joinville é a unidade mais afetada do estado por conta da dengue
5. Cães são encontrados desnutridos e sem água e responsável é preso no Médio Vale


Assista agora mesmo!

EMPADINHA FIT: LANCHE PARA MATAR SUA FOME SEM PESAR NA BALANÇA:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo