+

Médicos de Joinville criam plataforma para monitorar sintomas da Covid-19

Ideia é alertar precocemente sinais de piora clínica, a fim de reduzir idas tardias ao hospital

Médicos de Joinville criam plataforma para monitorar sintomas da Covid-19

Ideia é alertar precocemente sinais de piora clínica, a fim de reduzir idas tardias ao hospital

Uma plataforma criada por um casal de médicos de Joinville é capaz de monitorar os sintomas da Covid-19 em pacientes já contaminados ou com suspeita da doença a nível domiciliar.

A plataforma, chamada de Eroe Care, é desenvolvida a partir da tecnologia Score News, sistema já testado e recomendado para uso pré-hospitalar no Reino Unido, e foi adaptada para identificar o coronavírus.

Divulgação

Através de um algoritmo de inteligência artificial, a plataforma avalia o desempenho de saúde do paciente, que fica responsável por alimentar o sistema com seus dados.

O programa se baseia em sinais vitais como: frequência cardíaca e respiratória, temperatura, níveis de consciência, pressão arterial e sintomas associados à Covid-19 e gera um gráfico de frequência da pessoa cadastrada.

“O paciente alimenta este sistema e vamos monitorando. Recebemos um alerta toda vez que há modificações nos sinais vitais”, explica Fernando Merlos, médico intensivista e cofundador da plataforma.

O programa é monitorado por profissionais da saúde que fazem a identificação dos sintomas e orientações ao paciente. Em casos mais graves, a orientação é de que o paciente procure internação.

Como surgiu a ideia

A plataforma gratuita e sem fins lucrativos, de acordo com Priscila Gabriella Carraro Merlos
medica infectologista e cofundadora do programa, foi pensada a partir da pandemia que atingiu todo país.

Priscila e o esposo Fernando atuam na linha de frente de combate à doença e tiveram a ideia do sistema a fim de minimizar ou reverter situações graves geradas pelo vírus.

“Esses dias, um paciente chegou ao hospital em parada cardiorrespiratória. Antes de entubar, ele teve cinco paradas cardíacas. Atualmente está em estado grave”, conta Fernando.

“A ideia é evitar que o paciente não vá ao hospital sem necessidade ou que chegue em uma situação complicada, que não dê tempo de socorrê-lo”, completa Priscila.

Além de cidadãos no geral, o sistema pode ser utilizado por empresas, operadoras de saúde e prefeituras, por exemplo. No entanto, por questão de segurança, a plataforma pode ser monitorada apenas por profissionais da saúde.

Atende a todo Brasil 

A plataforma foi lançada há três semanas e, atualmente, conta com 30 pacientes cadastrados e atende em todo Brasil.

Se o paciente for de Alagoas, por exemplo, os profissionais acessam ao Google e pesquisam o hospital mais próximo da casa do paciente, para que dê entrada à unidade de saúde, caso seja necessário.

“Gostaríamos de tornar a ideia em aplicativo, mas é muito custosa. Como vamos oferecer um serviço gratuito, a plataforma funciona muito bem”, pontua a infectologista.

Os interessados, podem se cadastrar da plataforma pelo site da Eroe Care.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo