É mentira que motoristas serão multados por dirigirem sem máscaras
Informação tem circulado em grupos de WhatsApp, mas não é verdadeira
Informação tem circulado em grupos de WhatsApp, mas não é verdadeira
Foram divulgadas em redes sociais nesta semana, informações de que motoristas de carros e motos estariam sendo multados por dirigirem sem máscara. Segundo Atanir Antunes, gerente municipal de Trânsito, essa notícia é falsa.
Nas mensagens, os leitores eram informados de que a Polícia Militar e o Detran estariam fazendo fiscalizações de trânsito para multar os motoristas que não estivessem usando o item em R$ 128, além de aplicaram três pontos na carteira.
Porém, nenhuma lei de trânsito obriga o uso de máscaras. Além disso, apenas o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Congresso Federal podem alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com Antunes, o Estado pode criar um decreto que determine a utilização do item, mas como isso ainda não aconteceu, os motoristas em geral não podem ser multados.
Por tanto, a informação que está correndo nas redes sociais é falsa. O uso da máscara é obrigatória para a prática de algumas funções. Para motoristas de aplicativos e táxi, por exemplo, o uso é obrigatório durante o exercício da função. Neste caso, quem faz a fiscalização é a Polícia Militar, apenas por meio de denúncias.