Merenda em Joinville: o que a prefeitura pretende fazer para evitar grandes filas no novo modelo
Mudanças aconteceram nesta semana e geraram diversas reclamações e dúvidas dos pais
Nesta sexta-feira, 29, a Prefeitura de Joinville respondeu alguns questionamentos feitos pela reportagem de O Município Joinville na última terça-feira, 26, sobre o novo modelo da merenda escolar nas escolas municipais.
Desde a mudança, que começou nesta segunda-feira, 25, surgiram reclamações e dúvidas. Além da preocupação com a quantidade de repetições permitida, conforme já repercutido durante a semana, também houve reclamação sobre a demora na fila.
Em publicação no Instagram, o Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville (Sinsej) relatou que professores de turmas da Escola Municipal Professora Maria Regina Leal, no bairro Espinheiros, teriam liberado os estudantes dez minutos antes do horário do recreio para que as crianças pudessem pegar a refeição.
Conforme o Sinsej, o recreio inicia às 15h54 e vai até às 16h09. O último estudante da fila teria pegado a refeição às 16h06.
A reportagem questionou a Prefeitura de Joinville sobre o que será feito para evitar a demora na hora das crianças se servirem e garantir que todas tenham tempo de se alimentar. Todas as unidades estão orientadas a adotarem medidas como contagem manual em caso de problemas de funcionamento no tablet para a leitura do QR Code ou escalonamento do horário do recreio para evitar filas que impeçam as crianças de se alimentarem no tempo adequado”, diz a nota enviada.
Além disso, a prefeitura diz que pode ser avaliada a disponibilidade de mais tablets para as unidades onde seja necessário. Uma reunião aconteceu nesta quarta-feira, 27, com os gestores de escolas e Centros de Educação Infantil para reforçar orientações e trocar experiências.
Leia também:
– Mudança na merenda escolar gera dúvidas e reclamações em Joinville; veja o que diz prefeitura
– Merenda em Joinville: prefeitura justifica contrato e diz que alunos não terão limite de repetições
Buffet
Questionada sobre quais escolas já tem o buffet instalado, a prefeitura apenas mencionou que o sistema já está em funcionamento em 58 escolas ou Centros de Educação Infantil. Outras 55 unidades já receberam o equipamento e aguardam ajustes de instalação para início da operação. “Até o fim deste ano, o buffet será entregue em outras 47 unidades. Apenas cinco locais, por atenderem a num número muito pequeno de alunos, não devem adotar o sistema”, informa a nota.
Merendeiras
Também houve questionamentos sobre a mudança de profissionais na cozinha. “As cozinheiras de carreira continuam sob a gestão municipal e atuando. Elas prestam auxílio às equipes da empresa contratada neste momento de transição. Estas profissionais têm um papel importante no acompanhamento, junto às equipes de nutricionistas e de gestão, e verificam a qualidade dos serviços prestados”, explica a prefeitura.
Conforme a prefeitura, as unidades repassam informações sobre cada refeição diariamente, o que é alinhado com a empresa responsável.
Perda de cartão
Débora tem uma filha estudando na escola Padre Valente Simioni. Ela alega que os alunos foram ameaçados de não poderem merendar até o final do ano caso perdessem o cartão. Questionada sobre o que a Secretaria de Educação pensa sobre essa abordagem e se seria feita alguma apuração sobre o ocorrido, a prefeitura respondeu que nenhuma criança ficará sem comer caso esqueça ou perca o cartão.
“Neste início, as unidades estão sendo orientadas a guardarem os cartões nas escolas para evitar qualquer situação. Caso seja necessário, será emitida uma nova via do cartão e, até que ela esteja disponível, a liberação será manual. Reforçamos que o contato com os gestores das unidades escolares são constantes e qualquer reclamação manifestada é verificada”, finaliza.
Ouvidoria
Toda situação envolvendo a alimentação escolar pode ser relatada oficialmente por meio da Ouvidoria da Prefeitura, usando o aplicativo Joinville Fácil, o nosso site ou o telefone 156 entre 8h e 14h de dias úteis. Os registros relacionados com a situação da merenda serão tratados com prioridade.
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: