X
X

Buscar

Método 5W2H: o que é e como aplicá-lo para metas pessoais

O ano de 2024 já começou. Talvez você faça parte do grupo de pessoas que gosta de fazer metas para o novo ano que inicia. Este artigo mostra o que é o método 5W2H e como pode ser aplicado para metas pessoais.

Não é novidade que muitas pessoas se frustram com as metas de ano novo. Principalmente quando se deparam com a realidade de não terem atingido as metas do ano passado.

Dentre as mais comuns estão conquistar algo como um carro, a casa própria ou uma promoção no emprego. Algumas metas são mais relacionais, como casar, ter um filho.  Outras são conquistas mais subjetivas como viajar mais, cuidar mais da saúde física e mental, etc.

Os 365 dias do ano parecem muito tempo, entretanto, para conseguir colocar as metas em prática ao longo do ano, é necessário planejar. Muitas vezes as metas de ano novo são desejos desprovidos de planejamento; é aí que mora o perigo.

Certamente, para todas as pessoas que não conquistaram suas metas de 2023 faltou uma coisa: planejamento e organização da sua meta de forma palpável. Há quem diga que “não deu tempo”, mas o tempo, como já vimos, é bastante subjetivo.

Mas existe solução e ela não é tão complexa quanto parece. Organizações desenvolvem muitos projetos usando o método 5W2H, que pode ser aplicado também na vida pessoal.

O que é o método 5W2H

O método 5W2H parte do princípio de destrinchar suas metas e objetivos em 5 W e 2 H, que seriam “what” (o que), “where” (onde), “why” (por que), “when” (quando), “who” (quem), “how” (como) e “how much” (quanto).

Para te ajudar a desenvolver suas metas dentro dessa proposta, vou compartilhar contigo algumas perguntas norteadoras para cada item. Dessa forma, você vai destrinchando num passo a passo os seus objetivos para 2024.

Primeiro, organize cada objetivo em uma linha e vá respondendo à cada um dos W e H relacionando diretamente àquele objetivo em especial:

O que

O primeiro passo é identificar o seu objetivo principal. Qual é o seu sonho? O que você quer alcançar? O que você quer muito fazer mais deixou guardado na gaveta por muito tempo? Escolha um.

Por que

Ter um objetivo é importante, mas é fundamental que você veja valor real nessa busca. Qual a importância desse sonho para sua vida? O que poderá ser um motivador para você não desistir desse sonho? Que sentimentos estão envolvidos?

Onde

Tanto no sentido objetivo (local), quanto no sentido subjetivo (área da sua vida), é importante também identificar os locais que esse objetivo vai impactar sua vida. Onde você irá desenvolver as ações? Existe algum lugar específico em mente? Na sua vida, onde esse sonho vai impactar / quais áreas da sua vida?

Quando

Ter um cronograma também é um passo importante para que você não deixe seu sonho para última hora e fique com aquela conhecida sensação de “então é Natal e o que você fez?”. Até quando você pretende atingir seu sonho? Estabeleça uma data limite para alcançar o que você deseja. É importante que essa data também seja realista, talvez não dê para realizar tudo em 2024, mas defina o que pode ser feito até 2024.

Quem

Nem tudo fazemos sozinhos, por vezes precisaremos de ajuda, por exemplo, se seu objetivo é ser pai ou mãe em 2024, você precisará de outra pessoa para realizar esse objetivo de vida. Então defina: quem será o maior responsável por conquistar? Quais pessoas, incluindo você, irão ajudar na conquista dessas metas? Você pode ou precisa contar com mais alguém para dividir esta responsabilidade?

Como

Sabendo quando, quem, onde, porque e o que, você precisará também desenvolver o como isso vai ser alcançado. Aqui pensamos em destrinchar o passo a passo. Como vou conquistar o que eu quero, dentro do tempo estabelecido? Detalhe a maneira como cada ação deve ser executada. Como você vai fazer isso? Como será mês a mês? Por exemplo, se o objetivo é comprar um carro, talvez guardar X valor por mês seja uma forma, quem sabe será necessário fazer alguns trabalhos extras, defina esses passos necessários para chegar lá.

Quanto

Quanto custará esse resultado? Você já fez a conta dos cálculos financeiros? Pense: quanto precisará poupar nesse tempo para tornar esse sonho viável? É importante levar em conta o custo que esse objetivo vai exigir de você, seja no sentido financeiro ou no sentido emocional e de tempo investido.

Com esses pontos desenhados, identificados o motivo, os objetivos, os responsáveis, o local, custo, o processo e o cronograma, fica muito mais fácil realizar suas promessas de ano novo, ou melhor, fica mais fácil transformar suas promessas de ano novo em planejamento.

Lembre-se, se puder, faça terapia!

Psicóloga Ana Carolina Schmidt

Toque para acessar mais artigos da coluna.