Milhares de detentos realizam provas para se formarem no ensino fundamental e médio em SC
Provas serão realizadas nesta quarta, 13, e quinta-feira, 14
Mais de 8 mil detentos e cerca de 300 adolescentes cumprindo medidas socioeducativas vão passar por provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) nesta quarta, 13, e quinta-feira, 14, em Santa Catarina.
Na quarta serão realizadas as provas do Ensino Fundamental que contemplam as disciplinas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e História e Geografia.
Na quinta será a vez dos candidatos do Ensino Médico testarem seus conhecimentos em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias; Linguagem Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
O participante é considerado habilitado para receber a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, além de 5 pontos na redação.
Além disso, ele pode receber também a Declaração Parcial de Proficiência, avaliando-se os exames para cada uma das provas. A participação no Encceja PPL é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada.
Para o Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Leandro Lima, a oferta de ensino e de vagas de trabalho são fundamentais para a reabilitação social. “Temos que ter em mente que esse interno vai retornar à sociedade e queremos devolver ele melhor do que quando entrou no sistema. Com ensino e capacitação, o egresso tem mais condições de retomar seu convívio social e não reincidir no crime”, afirmou.