“Minha inspiração é Rayssa Leal”: skatista de 11 anos de Joinville brilha nas pistas e vai disputar o Brasileiro
Eloiza Alves foi campeã catarinense Sub-16 com apenas 11 anos
Eloiza Alves foi campeã catarinense Sub-16 com apenas 11 anos
Manobras, competições, pódios, troféus. Com apenas 11 anos, a skatista de Joinville Eloiza Alves já tem convivido com tudo isso mesmo com a pouca idade. Neste ano, foi campeã catarinense de Skate Street Sub-16 e vai representar a cidade e Santa Catarina no Campeonato Brasileiro da categoria em dezembro, em Natal (RN).
O interesse da Eloiza pelo skate começou pela influência do pai, que também é skatista, quando ela tinha 8 anos. “Desde pequena, ela o via andando e isso despertou sua curiosidade”, relembre a mãe Ticiana Alves.
Já outra pessoa que influenciou na decisão de iniciar no esporte foi Rayssa Leal, a “fadinha”, que já tem duas medalhas olímpicas.
“Minha inspiração no skate é a Rayssa Leal. Eu gosto muito dela porque ela começou jovem, assim como eu, e mostra que com esforço e dedicação é possível alcançar grandes coisas. Além disso, ela parece ser muito humilde e eu admiro muito isso”, revela Eloiza.
Após ver Rayssa competindo nas Olimpíadas, ficou ainda mais motivada a começar a praticar o esporte. No início, usava o skate do pai, mas logo depois ganhou de presente de natal o próprio skate, um para iniciantes.
Eloiza começou a competir aos 8 anos e até agora as principais conquistas incluem os desempenhos nos campeonatos estaduais. Em 2022, aos 9 anos, subiu ao pódio pela primeira vez, conquistando o terceiro lugar.
No ano seguinte, a primeira grande vitória: campeã catarinense na categoria Mirim sub-12. Ainda em 2023, participou do Campeonato Brasileiro, em Belém do Pará, e ficou na quinta colocação.
Segundo a mãe Ticiana o que mais chama a atenção na jovem skatista é calma e tranquilidade. “Diferente de muitas crianças, ela não ficava nervosa antes das competições, o que a ajudou a encarar os desafios com mais confiança. Esse equilíbrio emocional foi essencial para ela continuar participando de campeonatos e se destacando cada vez mais”, destaca.
Já em 2024, superou novos desafios e conquistou o título catarinense na categoria sub-16, mesmo contra meninas mais experientes. “Decidimos colocá-la para competir na categoria sub-16 porque já vinha se destacando nas outras competições e acreditamos que era o momento de testar novos desafios, mesmo que fosse contra meninas mais velhas”, explica a mãe.
“Nós não esperávamos necessariamente o título, mas sabíamos do potencial dela. Quando ela ganhou, foi uma explosão de alegria. Ela ficou muito emocionada e eu, como mãe, fiquei extremamente orgulhosa”, complementa.
Ver esta publicação no Instagram
Ticiana conta que vive uma mistura de sentimentos com o desempenho da filha. “Fico muito orgulhosa por ver como ela se dedicou e conquistou tantas coisas em tão pouco tempo. De outro, é sempre um desafio acompanhar o ritmo dela e garantir que tenha todo o suporte necessário.”
Com o título, Eloiza vai para o segundo Campeonato Brasileiro da curta e vitoriosa carreira. A competição será realizada em Natal (RN) entre os dias 12 e 15 de dezembro e a preparação da joinvilense ocorre de forma intensa, com treinos todos os dias para melhorar as manobras.
“Claro que sonhamos com um título ou um pódio, mas o mais importante é ela se sentir confiante e dar o melhor de si. Vamos com objetivo de aproveitar a experiência e crescer ainda mais no esporte”, ressalta Ticiana.
Ver esta publicação no Instagram
Eloiza possui alguns apoiadores que contribuem com peças de skate e treinamentos, o que é essencial para a preparação. Porém, a família diz que ainda busca patrocinadores que estejam dispostos a apoiar de forma mais “robusta”.
“Queremos parceiros que acreditem no talento e na dedicação dela, ajudando a fortalecer sua jornada nos campeonatos e em sua carreira no skate”, frisa.
No momento, a família realiza uma rifa solidária para ajudar nas despesas da viagem para o Campeonato Brasileiro. Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato com Ticiana pelo telefone (47) 9-8440-1987 ou pelo Instagram da Eloiza (eloizaalves_sk8).
Leia também:
1. GALERIA – Cidade das Águas, primeiro bairro inteligente de Joinville, inaugura espaços abertos ao público
2. VÍDEO – Homem carrega motocicleta na garupa em Joinville
3. Saiba quando acontecem os desfiles de natal em Joinville em 2024
4. Fábrica da Wetzel à venda em Joinville é avaliada em R$ 143 milhões
5. Seis pessoas são presas em Joinville após polícia localizar laboratório com estufas de maconha “gourmet”
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: