X
X

Buscar

Mini galinhas, patos e pintinhos: conheça fazendinha de Joinville que faz sucesso na internet

Julio Zimmermann, de 27 anos, acumula mais de 233 mil seguidores nas plataformas

O amor pelos animais sempre fez parte do joinvilense Julio Zimmermann, de 27 anos. Desde muito novo, ele ajudou e cuidou de diversos animais e, após se formar em medicina veterinária, resolveu fazer a sua própria “fazendinha” em casa e postar a rotina nas redes sociais. A ideia foi um sucesso e já acumula mais de 200 mil seguidores no TikTok e 31 mil no Instagram, que acompanham o dia a dia de Julio, a noiva Julia e os animais da fazendinha.

“Desde criança eu sempre gostei de animais e tinha muitos em casa. Esse amor nasceu comigo. Sempre que eu via algum animal em situação vulnerável, eu dava um jeito de ajudar”, conta o morador de Joinville. Após se formar, Julio adotou diversos animais, dentre eles quatro cães, cinco gatos, muitas galinhas e periquitos. No total, quase 200 animais convivem na residência. Ele e a noiva moram no bairro Vila Nova, próximo da área rural.

@fazendinhaz2021 Hora de tratar as galinhas . #fazendinhaz #animais #vidadefazenda #MadeInRoça #vidanocampo #animaisdeestimação ♬ Rock and Roll Session – Canal Records JP

O principal foco das publicações são os cuidados com os animais, em específicos os galeses (ou mini galinhas). “Comecei a criar galeses muito novo, com 12 anos. Porém, com os estudos parei de ter aves. Quando entrei na faculdade, retornei com a criação das aves em casa”, explica.

@fazendinhaz2021 Nossos viveiros de madeira #AnimalDeEstimação #CoisasDeInterior #fazendinhaz #joinville #MadeInRoça #ObraDeConstrução ♬ Man! I Feel Like A Woman! – Shania Twain

Em 2019, Julio começou com a criação de três aves. Elas foram se reproduzindo e ele foi adquirindo novas aves. Por conta disso, um galinheiro simples com cerca de arame foi feito. Em 2020, criou uma conta no Instagram para postar fotos das aves. “Foi ali que o nome fazendinha nasceu, pois sempre que vinham em nossa casa falavam que parecia uma”, lembra Julio.

Arquivo Pessoal

A conta no TikTok foi criada após isso, mas com um estilo de conteúdo diferente utilizando vídeos mostrando a rotina de cuidados dos animais. “Trabalhamos em horário comercial, então precisamos acordar bem cedo para alimentar, limpar e deixar tudo organizado”, explica Julio. Durante a noite, o mesmo processo é realizado.

@fazendinhaz2021 Nascimentos da semana #AnimalDeEstimação #animaisfofos #animais #CoisasDeInterior #fazendinhaz #animaisdefazenda #AnimaisNaNatureza #AnimaisDeEstimação #pet #vidadefazenda #joinville #Animal #AmantesDeAnimais ♬ [Animals and dishes] Cute BGM – Sound Owl

Durante a semana os cuidados ficam com Julio e nos fins de semana a noiva dele, Julia, ajuda nas atividades. Com a quantidade crescente de animais, o espaço dos fundos foi adaptado, cercas foram colocadas e uma estrutura com telhado foi construída para proteger melhor as aves. Há também um mini lago, montado com uma banheira antiga, para que os marrecos possam se refrescar.

Crescimento nas redes sociais

Quando Julio criou as redes sociais, não imaginava a repercussão que os vídeos poderiam alcançar, principalmente no TikTok, onde a rotina de vídeos publicados eram menores. Atualmente, são mais de 233 mil seguidores nas redes sociais e 1,4 milhão de curtidas. “Levar um pouco de felicidade e divertimento através dos nossos conteúdos é muito gratificante”, relata Julio.

Arquivo Pessoal

A rotina de vídeo foi construída de forma natural, já que para Julio acompanhar e cuidar do desenvolvimento dos animais sempre foi um hobbie. “Sempre fizemos isso com muito amor e carinho. E nossas aves são todas ornamentais, não utilizamos para consumo, somente os ovos”, explica.  Para ele, os seguidores que conquistaram foram consequência do que ele e Julia conseguiram transmitir através das publicações.

O primeiro vídeo viral foi quando uma amiga de Julio encontrou um filhote de passarinho no chão e o casal resolveu ajudar, enquanto registrava por meio de vídeos. Infelizmente o animal não resistiu, pois estava muito debilitado. Porém, foi naquele momento que mais pessoas passaram a interagir com a conta.

Arquivo Pessoal

Amizades e conexões criadas

Por conta das redes sociais, Julio e Julia fizeram muitas amizades e conexões com os seguidores. “Conseguimos conhecer outros criadores de aves ornamentais de todo o Brasil e regiões. Recebemos feedbacks muito legais”, conta.

Arquivo Pessoal

A curiosidade sobre o local também leva os seguidores a quererem visitar o espaço. Porém, pela fazendinha não ser muito grande, no momento, Julio não vê opção para abrir para visitação. “Iremos continuar divulgando nossa rotina, tentando nos aproximar dos nossos seguidores. No futuro, com um espaço maior, podemos avaliar abrir para visitação”, completa.


Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: