X
X

Buscar

Ministério da Saúde decide adiantar vacinação contra gripe

Decisão foi tomada após primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil

A campanha de vacinação contra a gripe será antecipada para 23 de março em todo sul do país após o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil.

Na sexta-feira, a Secretaria de Saúde de Joinville afirmou que quatro casos com suspeita  da doença aguardavam resultado. O diagnóstico está sendo feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Santa Catarina.

De acordo com Marcelo Mulazani, infectologista do Governo do Estado, a vacinação contra a gripe não previne o coronavírus, mas a imunização ajuda a separar os casos de gripe e coronavírus, já que tratam-se de sintomas semelhantes.

Mulazani também reforça a importância da vacinação para outros tipos de doença, como febre amarela e sarampo.

“A gente precisa do comprometimento da população em relação à vacinação contra a influenza. Também para descartar as suspeitas do coronavirus que estão à porta”, diz o infectologista.

O que é um caso suspeito e como prevenir

De acordo com Marcelo Mulazani, infectologista do governo do estado, há três critérios que podem definir uma suspeita de infecção de coronavírus:

  • Febre, sintomas respiratórios (tosse, dor de garganta ou cabeça e coriza) e contato com um suspeito que tenha vindo de uma área de transmissão local, diagnosticado ou não;
  • Febre, sintoma respiratório (tosse, dor de garganta ou cabeça e coriza), ter contato com alguém que veio de uma área de transmissão local do coronavírus;
  • Contato com alguém confirmado com o vírus, febre ou sintoma respiratório (tosse, dor de garganta ou cabeça e coriza).

Danilo Abreu lembra que atitudes básicas do dia a dia podem ajudar na prevenção do vírus, como higienizar sempre muito bem as mãos, evitar aglomerações e proteger com o braço todas as vezes que tossir.

“Não devemos ter pânico neste momento, mas focar em como se prevenir da transmissão do coronavírus”, diz.