X
X

Buscar

Confira seis dicas para realizar as promessas de emagrecimento em 2023

Ano novo, vida nova! Quem nunca fez um monte de promessas na virada do ano prometendo que seria diferente? Você pode até ter começado bem, mas ao longo do ano a motivação foi ficando mais fraca e você foi esquecendo até do porquê de ter decidido emagrecer, por fim desistiu. Sim, esse post é para […]

Ano novo, vida nova! Quem nunca fez um monte de promessas na virada do ano prometendo que seria diferente? Você pode até ter começado bem, mas ao longo do ano a motivação foi ficando mais fraca e você foi esquecendo até do porquê de ter decidido emagrecer, por fim desistiu. Sim, esse post é para você que no dia 1º de janeiro fará promessas jurando não se render às tentações. Essa é a promessa mais comum da virada.

No início do ano, muita gente se anima com dietas radicais, mas logo retoma a alimentação anterior, voltando à estaca inicial. Nesse texto vou te dar dicas de como concretizar o emagrecimento e vou mostrar porque você não precisa renunciar ao prazer para emagrecer com saúde.

1. Não se prive

Você precisa compreender que não é um robô, você tem desejos e vontades relacionadas à alimentação. Além disso, se nos privamos de algo, geralmente o associamos a sensação de recompensa ou de algo inatingível, colocando o alimento em um pedestal, podendo levar a compulsão alimentar.

Aqui o segredo está em equilibrar o que deve ser esporádico com o que deve ser rotina. O seu dever é ter uma alimentação rica em nutrientes e saborosa como rotina diária, que favorece sua saúde e te fará ter mais prazer na vida. De forma esporádica você colocará refeições ou bebidas mais calóricas, pois se forem esporádicas não prejudica. Isso pode ser conversado com sua nutricionista para estabelecer uma quantidade de vezes que não prejudique seu emagrecimento e sua saúde. Lembre-se: A moderação é a chave para o equilíbrio, não seja “oito ou oitenta”.

2. Seja paciente

Para que o emagrecimento seja permanente você precisará investir longos meses para estabelecer o saudável como rotina na sua vida e para ver o corpo mudar. Querer o resultado rápido só gerará coleção de frustrações.

Para manter o pique e o peso eliminado, incorpore novos hábitos à sua rotina de forma planejada e não deixe de praticar exercícios físicos, eles ajudam a aumentar o ritmo do processo. Se tiver dificuldade procure um profissional para te auxiliar, educador físico e nutricionista, e se necessário um psicólogo também. Você pode também bater fotos suas todos os meses e fazer exame que avaliem a quantidade de gordura e músculo do corpo, eles podem ser realizados com nutricionista ou educador físico.

3. Faça planejamento

Tudo o que você for fazer de forma excelente na vida deve ser planejado. Quer excelência no emagrecimento? Use o planejamento a seu favor. Todos nós possuímos uma vida agitada, conciliando família, estudos, trabalho, igreja, passeios e autocuidado. Por isso, o planejamento se faz muito necessário nesse processo:

– Tenha sua lista de compras
– Faça as compras com antecedência
– Higienize todos os vegetais previamente
– Planeje as refeições da semana
– Planeje as saidinhas da semana para comer aquela pizza saborosa ou outro prato.
– Deixe refeições previamente prontas e congeladas
– Se tem preguiça de fazer salada, invista na salada de pote

Tenha um plano B caso a rotina saia fora, lembrando que as vezes não conseguiremos seguir o planejamento conforme queremos, mas se o sair fora for harmônico você não terá problemas com a meta.

4. Não se compare

A comparação é um dos piores venenos para desistência. A única comparação que deve ser feita é aquela que te faz ir além, que te leva para o positivo, que te faz querer continuar e atravessar os obstáculos. Em via de regra, compare-se com você mesma.

Cuidado com as mídias atuais, o que as pessoas postam nem sempre é a realidade. Cada corpo possui suas peculiaridades e capacidade de adaptação. Assim, não se pode esperar o mesmo resultado de diferentes biotipos.

Se a família e os amigos não te apoiam nessa empreitada, invista nas amizades virtuais. Há vários grupos nas redes sociais em que os integrantes contam suas experiências e apoiam uns aos outros no processo de emagrecimento.

5. Tenha metas realistas

Estabeleça metas realistas. Não adianta querer emagrecer 15 quilos em um único mês, se fizer isso vai aumentar a coleção de frustrações.

Necessita eliminar 30 quilos no total? A média de emagrecimento de uma mulher no mês é de 2 quilos. Se dividirmos 30 por 12 meses teremos o resultado de 2,5 kg para eliminar por mês. Dessa forma você poderá investir em uma reeducação alimentar e eliminar peso enquanto vai estabelecendo rotina. O peso eliminado de maneira saudável e lenta é mais difícil de ser recuperado.

Tenha metas realistas para criação de novos hábitos também. Um exemplo são as frutas. Se você não tem o hábito de comer fruta todos os dias, estabeleça uma meta começando por “comer 1 fruta todos os dias até se tornar hábito”, e assim por diante.

6. Comprometa-se com você

O mais difícil das promessas desse tipo é se manter ao longo do tempo. Sabe por quê? Quando você promete, está com a motivação em alta. Com o passar do tempo essa motivação começa a cair, quando ela passa o que deve ficar enraizada é a disciplina (comprometimento). Com ela você não precisará ter “vontade” para fazer, mas fará porque deve fazer.
A disciplina e o comprometimento estão ligados ao dever. Mesmo não querendo hoje, eu devo fazer porque sou responsável pelo meu resultado. Por isso comprometa-se, mas não se cobre ao perfeccionismo, o dever não está ligado a ele. Fracione as metas de acordo com o que você consegue e alcançará o resultado da sua promessa feita no 1º dia do ano.

Essas foram as seis dicas para te ajudar a cumprir os objetivos. E lembre-se que o que realmente é importante é você se alimentar de forma saudável com maior frequência no ano inteiro, treinar, incorporar hábitos com pequenas metas, ser consistente e não desistir.

Nutricionista Amanda Fuckner Meira
CRNSC – 7298