Morador de Joinville cria observatório em casa para tirar fotos dos astros; conheça trabalho
Interesse de Bruno pelos astros começou em 1998, por influência de um amigo que atualmente trabalha na Nasa
Interesse de Bruno pelos astros começou em 1998, por influência de um amigo que atualmente trabalha na Nasa
Um morador de Joinville tem um observatório em casa para tirar fotos dos astros. O interesse de Bruno Araújo Pinto pelo tema foi despertado em 1998.
Ele iniciou o curso de Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas não chegou a concluir a graduação. Carioca, veio morar em Santa Catarina após dois semestres na faculdade e trouxe na bagagem a paixão pelos astros.
Morando em Joinville, Bruno tem um observatório em casa e conta que o interesse começou com um amigo que conheceu no período pré-vestibular, que depois também cursou Astronomia com ele. O colega de Bruno seguiu se profissionalizando na carreira e, atualmente, trabalha na Nasa.
“Na época em que prestei vestibular, eu tinha um amigo que fez Astronomia, depois foi para os Estados Unidos e hoje em dia trabalha na Nasa. Isso fez com que eu me interessasse bastante”, relata. Quando veio para Santa Catarina, entretanto, perdeu o contato com o amigo.
Apesar de Bruno não ter concluído a graduação, ele transformou aquilo que poderia se tornar uma profissão em um hobby. Ao longo dos anos, Bruno se interessou também pela fotografia e se tornou astrofotógrafo.
“Quando me mudei para Santa Catarina, comprei um telescópio bem simples, apenas para fazer observação e, um tempo depois, juntei mais dinheiro e comprei um telescópio eletrônico, mais moderno”, conta.
Ele percebeu que não queria apenas observar, mas gostaria também de registrar os astros, passando a se dedicar à fotografia, que captaria mais luz e resultaria em imagens com mais nitidez. Ele, então, vendeu o equipamento antigo e passou a se dedicar à especialidade.
“Se quero ver um objeto, ao invés de eu olhar em uma lente ocular, que fica no telescópio, eu tiro uma foto do objeto, que é projetada na tela do computador”, explica Bruno, que atua fotografando o espaço há cerca de três anos.
Para conviver diariamente com a paixão de observar os astros, Bruno construiu um observatório em um quarto no terceiro piso de casa, com telhado retrátil, no bairro Nova Brasília. O equipamento é elétrico e sempre fica montado. Bruno direciona as coordenadas no computador e ele vai seguindo o objeto.
“Se o tempo abrir, pode ter certeza que estou no observatório”, ressalta. Ele comenta que coloca um colchão e, às vezes, dorme no quarto, junto com o equipamento. Bruno acorda em alguns momentos da noite para monitorar. Nos fins de semana, chega a passar a noite acordado.
“A maioria dos aprendizados que tive foi assistindo vídeos no YouTube, que tem muito material sobre fotografia e equipamentos. Temos também grupos no WhatsApp em que trocamos ideias sobre a fotografia”, diz.
Para identificar os astros, Bruno fez alguns cursos ao longo dos anos. Um deles, chamado Astrofísica para Todos, que ajudou o astrofotógrafo a compreender o que estava sendo observado.
Site: veja as fotos
Instagram: veja as fotos
Leia também:
– Uso de máscaras volta a ser obrigatório em escolas, ônibus e repartições públicas em cidade do Norte de SC
– Comissão da Câmara aprova projeto que permite adoção de pontos de ônibus em Joinville
– Rotatória das ruas Santa Catarina e Plácido Hugo de Oliveira tem mudanças em Joinville
– Conheça brusquenses que irão viajar de carro até Ushuaia, na Argentina
– Ex-servidora que desviava dinheiro da Prefeitura de Blumenau é condenada à prisão
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: