Morador de Joinville suspeito de participar de grupo supremacista é alvo de operação da Polícia Civil
Operação foi realizada na manhã desta sexta-feira
Operação foi realizada na manhã desta sexta-feira
Um morador de Joinville suspeito de participar de um grupo supremacista foi alvo de uma operação da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira, 21. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do homem por meio da Delegacia de Repressão ao Racismo e Delitos de Intolerância (Drrdi/Deic).
No local, foi encontrada uma bandeira dos Estados Confederados do Sul dos Estados Unidos que, segundo uma denúncia na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Joinville, é um símbolo historicamente associado a grupos supremacistas brancos.
Segundo a Polícia Civil, a investigação iniciou após denúncia da Comissão da Igualdade Racial da OAB da cidade, que encaminhou o caso à Deic.
No documento, a Comissão alertou para a presença significativa de células neonazistas em Santa Catarina, com mais de 320 grupos identificados entre 2021 e 2022, e destacou a necessidade de apuração urgente do caso.
De acordo com a OAB, a bandeira confederada tem sido usada por organizações supremacistas e neonazistas ao redor do mundo, incluindo o Brasil.
O caso segue sob investigação e as autoridades devem divulgar novos desdobramentos após a análise do material apreendido durante a operação desta sexta-feira.
Leia também:
1. Mulher denuncia estupro próximo ao Terminal Norte em Joinville
2. Jogo entre Joinville Vôlei e Bauru no Centreventos Cau Hansen tem horário alterado
3. Sala de vacinas central de Joinville abre neste domingo para atendimento
4. Empresa de Joinville muda quadro societário e planeja quadruplicar faturamento
5. Juiz que atuou em Joinville é eleito novo desembargador do TJ-SC
Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: