Morador denuncia ameaça de morte e racismo em Joinville; entenda o caso

Caso ocorreu na noite deste domingo

Morador denuncia ameaça de morte e racismo em Joinville; entenda o caso

Caso ocorreu na noite deste domingo

Bernardo Gonçalves

Morador de Joinville, Mauricio Barbosa dos Santos registrou um boletim de ocorrência após outro homem ter supostamente lhe xingado e ameaçado de morte na noite deste domingo, 17. O caso foi registrado por volta de 19h na rua Alberto Kroehne, no bairro Atiradores.

No BO que registrou na Polícia Militar, Santos diz que o homem lhe proferiu xingamentos, ameaçou e o chamou de ladrão. No relato à PM, também informou que homem teria dito que buscaria uma arma para lhe agredir. A vítima do caso conta que estava indo em um restaurante e que o homem teria se identificado com morador de um prédio próximo do local.

Em contato com o jornal O Município Joinville, o morador também alega ter sofrido racismo, já que o homem teria dito que ele deveria voltar para a senzala. “Foi bem na frente do restaurante. Íamos visitar o local acabamos nem indo, pois ele falou que se eu não saísse da rua deles iria pegar uma arma e atirar em mim. Que ali não era meu lugar por ser negro”, detalha.

“Todos os moradores dos prédios em volta viram, abriram as janelas, pois ele gritava dizendo ‘vagabundo, volta para onde não deveria ter saído, vai embora da cidade, aqui não é lugar para ti. Sai da nossa rua, aqui quem manda somos nós e não temos medo de polícia. Pode chamar”, complementa.

Mauricio diz que teve que chamar uma viatura da Polícia Militar por conta da situação e que a PM passou orientações em todo o momento pelo celular antes dos policiais chegarem, sendo que a principal delas foi para que se afastasse do homem, já que ele poderia ter, de fato, uma arma e atirar.

“Fui para esquina e quando a viatura chegou ele já tinha entrado no prédio. Os policiais procuraram, ficaram ali na volta, mas ele foi rápido”, descreve.

Mauricio relata que mora há oito meses em Joinville e que ficou muito triste com a situação. “Triste que em pleno 2024, próximo ao dia da consciência Negra, (eu) tenha sofrido racismo na cidade de Joinville. Eu consegui me defender, estava com um amigo militar das forças armadas na hora, mas fico imaginando uma pessoa menos desfavorecida de recursos”, reflete.

Ele diz que ainda não conseguiu identificar o homem, mas que irá buscar alguma imagem de câmeras de segurança de estabelecimentos próximos do local onde o caso ocorreu, além de registrar queixa por injúria racial.

Leia também:
1. Obra na ETA do Cubatão: abastecimento de água na região deve ser normalizado nesta segunda-feira
2. Sem água em Joinville: aulas em escolas e CEIs são suspensas nesta terça-feira após atraso em retorno no abastecimento
3. Carateca de Joinville que disputou Jogos Pan-Americanos morre aos 39 anos
4. Joinvilense, Marilisa Boehm assume governo do estado pela quarta vez; saiba motivo e até quando
5. Corpo de homem que morreu no pico Jurapê, em Joinville, é resgatado


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo