Moradora de Joinville relata cancelamento de consulta no SUS sem aviso; prefeitura justifica
Cancelamentos ocorrem por conta de afastamento de profissionais da saúde
Suélem Rodrigues levou os filhos, que são autistas, para consulta previamente marcada para esta sexta-feira, 21, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Estevão de Matos, no bairro Paranaguamirim, em Joinville, e lá soube que o atendimento havia sido cancelado.
Ela relata que a consulta foi marcada a pedido do próprio médico, para reavaliar as crianças e dar as receitas das medicações. “Chego lá e informam que todas as consultas estão canceladas”, afirma. A moradora ainda complementa que a informaram de que apenas casos respiratórios estão sendo atendidos. Ela diz que a consulta não foi reagendada.
O que diz a Prefeitura de Joinville
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Joinville informou, por meio da Secretaria de Comunicação, que a situação ocorre por conta do aumento no índice de afastamento dos profissionais da saúde.
Conforme a prefeitura, com os profissionais de atestado, algumas consultas eletivas (sem urgência), precisaram ser reagendadas. “Se um médico da família pega atestado, os pacientes que ele atende precisam ser reagendados. Quando a gente tem isso com antecedência, consegue remarcar antes. Mas no dia que chegam os atestados, realmente não há o que fazer”, afirma a prefeitura por meio de nota.
A prefeitura também diz que se um médico que atende casos de Covid-19 na unidade for afastado, outro que atende consultas eletivas precisa substituí-lo e, por isso, pode acontecer de o profissional estar na unidade e mesmo assim não atender as consultas que estavam marcadas.
*Colaborou Yasmim Eble
Leia também:
– Tupy abre 200 vagas de emprego em Joinville; saiba como se candidatar
– Saiba até quando deve durar a onda de calor intenso em Joinville
– Covid-19: Joinville abre agendamento para vacinação de crianças com 9 anos
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube