Moradores acendem 500 velas pelas 500 mil mortes da Covid no Centro de Joinville

"Mortes que poderiam ser evitadas", comenta manifestante

Moradores acendem 500 velas pelas 500 mil mortes da Covid no Centro de Joinville

"Mortes que poderiam ser evitadas", comenta manifestante

Fernanda Silva

No fim da tarde desta sexta-feira, 25, a Praça da Bandeira foi iluminada por 500 velas, uma para cada mil mortos pela Covid-19 no Brasil. O ato simbólico foi realizado em homenagem às vítimas da doença e pessoas que perderam alguém querido durante a pandemia.

Durante a ação, moradores da cidade fizeram manifestações de saudade, falaram sobre suas perdas e reivindicaram agilidade na campanha de vacinação no país. Placas com o nome de parentes e amigos que faleceram em decorrência da Covid-19 também foram erguidas durante o ato. Na cidade, 1.524 óbitos foram registrados em decorrência da Covid.

“São 500 mil pessoas. Mortes que poderiam ser evitadas”, comenta Valdir Miguel Tromm, 56 anos. Ele perdeu pessoas da família e também amigos para a doença. Agora, quer transformar a dor do luto em luta pela saúde. “Não foi priorizada. Preferiu-se priorizar tantas outras coisas, mas a saúde não”, afirma.

Fernanda Silva/O Município Joinville

Para Tromm, o ato realizado no centro da cidade foi uma forma de conscientizar a população pela necessidade dos cuidados com a saúde. “Para que não se percam outras pessoas”, explica.

No fim da homenagem, todas as velas foram apagadas e recolhidas. Os organizadores tomaram o cuidado de levá-las em sacos de papel com areia, para fixá-las e não deixar resíduos de cera no chão.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo