X
X

Buscar

Moradores da Itália assinam escritura digital para comprar imóvel em Joinville

Casal teve voo cancelado para vir ao Brasil assinar o contrato

A pandemia provocada pelo coronavírus mudou os hábitos em todo mundo, inclusive na hora de formalizar a compra de um imóvel em Joinville. Com o voo cancelado para vir ao Brasil assinar o contrato e tendo de respeitar a quarentena na Europa, um casal de Itapoá, que atualmente mora na cidade de Bova Marina, no estado da Calábria, na Itália, conseguiu, por videoconferência, lavrar a escritura pública remotamente no 3º Tabelionato de Notas da comarca.

Este processo, que facilitou a transação entre o dono do bem e o casal que queria comprar o imóvel no bairro Bom Retiro, foi possível graças ao Provimento 2, de 31 de março de 2020, da Corregedoria Geral de Justiça de Santa Catarina.

Todos os cartórios do Brasil estão autorizados a funcionar eletronicamente, com validade jurídica, enquanto durar a pandemia. “Decisões com esta do judiciário brasileiro incentivam as pessoas a ficarem em casa e, assim, reduzir a curva de contaminação”, revela o tabelião do 3º Tabelionato de Notas de Joinville, Willian Garcia de Souza.

Segundo ele, desta forma é possível formalizar escritura pública 100% digital, assegurando, assim, a prestação dos serviços em meio à pandemia. O sucesso da experiência on-line pode resultar na manutenção deste serviço após a quarentena. Mas isso depende de ato normativo da Corregedoria Geral da Justiça do Estado.

A transação só foi possível com a ajuda de uma imobiliária. “Trabalhamos para facilitar a vida dos clientes. Não fazemos somente a digitalização da burocracia. Oferecemos soluções inovadoras”, revela Rodrigo Manteuffel Alves da Silva, diretor administrativo financeiro da Anagê Imóveis.

Participaram da videoconferência o comprador do imóvel, Rogério Lourenço Pizze, e o escrevente notarial Thiago Boppre dos Santos Zanetta, representando o tabelião do 3º Tabelionato de Notas de Joinville, Willian Garcia de Souza.