Moradores de comunidade de Joinville reivindicam que território seja incorporado a Campo Alegre
Moradores relatam dificuldades de acesso a serviços públicos prestados por Joinville
Moradores relatam dificuldades de acesso a serviços públicos prestados por Joinville
Moradores da região de Laranjeiras participaram, na noite da última quinta-feira, 8, de uma audiência pública da Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores para reivindicar uma mudança de divisão municipal. Eles pedem que o território da comunidade deixe de pertencer a Joinville e passe a integrar a Campo Alegre, município vizinho.
A audiência foi realizada no salão paroquial da capela São Judas Tadeu, localizada na estrada Laranjeiras, e contou com a presença de autoridades e representantes das duas cidades. O único vereador de Joinville presente foi Wilian Tonezi (PL). Também participaram vereadores de Campo Alegre e o vice-prefeito, Tancredo Ronzka (PP).
Durante a audiência, moradores relataram dificuldades de acesso a serviços públicos prestados por Joinville. A distância e a falta de segurança no tráfego da estrada Dona Francisca, que liga a região ao centro urbano de Joinville, são alguns dos problemas apontados.
Já a proximidade e o vínculo histórico com Campo Alegre são apresentados como argumentos para justificar a mudança de divisão.
A proposta de incorporação da região ao município de Laranjeiras foi apresentada na reunião por Newton Mendes, que representou os moradores de Laranjeiras, e é proprietário de terra na região das nascentes do rio Cubatão do Norte. Ele exibiu uma apresentação indicando uma proposta de como a divisão poderia ser realizada, a partir de duas linhas retas perpendiculares.
Segundo a Câmara de Vereadores de Joinville, há um claro consenso entre os moradores e proprietários da região quanto à necessidade da mudança, mas também há dúvidas relacionadas à possibilidade de o traçado acabar gerando situações em que um imóvel fique parte em um município e parte em outro.
A região de Laranjeiras está situada no extremo Noroeste de Joinville, próximo à divisa com Campo Alegre. O local faz parte do distrito de Pirabeiraba, mas a ligação com Joinville é dificultada pela geografia e pela distância. Vários moradores relataram que utilizam com frequência os serviços públicos de Campo Alegre, como escolas, unidades de saúde e comércio.
Essa é uma discussão que já foi tratada em outros momentos ao longo das últimas décadas, mas que voltou a ganhar força em 2023, quando a Associação de Moradores de Laranjeiras encaminhou um abaixo-assinado à Prefeitura de Joinville solicitando a pavimentação da Estrada Laranjeiras.
O diretor-executivo da Secretaria de Planejamento Urbano de Joinville, Paulo Henrique Klein, destacou que a mudança precisa ser discutida com calma, mas que a proposta será avaliada pelo conjunto de secretarias do município de Joinville. Qualquer alteração de divisão deve considerar aspectos legais, urbanísticos e geográficos, e deve contar com o envolvimento de órgãos estaduais e municipais.
Para que a mudança de divisão possa ocorrer, é necessário haver consenso entre os dois municípios e a aprovação de uma lei estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
*Com informações da Câmara de Vereadores de Joinville
Leia também:
1. Fraude no INSS: Procon de Joinville orienta sobre descontos indevidos e tentativas de golpe
2. Globo Repórter destaca nutricionista da Univille em matéria sobre chás medicinais
3. Saiba quais os novos planos do novo diretor-geral da Udesc Joinville
4. Ágora Tech Park, de Joinville, terá primeiro laboratório de foguetes do Sul do Brasil
5. Acesso da BR-101, em Joinville, será bloqueado para obras; saiba quando
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: