Moradores de ocupação urbana protestam contra despejo em Araquari
Mais de 200 famílias moram no local
Nesta quinta-feira, 7, moradores do bairro Jardim das Oliveiras, ocupação de moradia urbana em Araquari, realizaram uma manifestação contra ameaça de despejo.
Mais de 200 famílias que moram no local afirmam que podem ficar sem ter onde morar se forem expulsas das casas.
Durante a manhã, foram realizadas barricadas no bairro e um protesto em frente à Prefeitura de Araquari. Conforme os moradores, a exigência é que o terreno, que pertence à União, seja regularizado.
As famílias ocupam a área há mais de dez anos, na antiga rede ferroviária que já foi decretada de interesse público para habitação de interesse social, por Portaria Federal, em 2010.
Na última quarta-feira, 6, um grupo de moradores foi a Florianópolis, onde foram recebidos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e na Justiça Federal, para discutir a situação. Agora, as famílias buscam diálogo com o prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB).
O que diz a prefeitura
Por nota, a Prefeitura de Araquari afirma que o imóvel que os manifestantes ocupam é de propriedade da Secretaria do Patrimônio da União. Por isso, “não tem competência para realizar qualquer intervenção no local”.
No texto, o município ainda diz que “o atendimento em serviços públicos municipais, como Assistência Social, Saúde e Educação, podem ser solicitados por eles, de igual forma a todos os demais moradores”, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube