Moradores de São Francisco do Sul reclamam de tamanho de balsa para travessia à Vila da Glória; “Minúscula”

Travessia é realizada com uma balsa substituta desde outubro de 2022

Moradores de São Francisco do Sul reclamam de tamanho de balsa para travessia à Vila da Glória; “Minúscula”

Travessia é realizada com uma balsa substituta desde outubro de 2022

Bernardo Gonçalves

Moradores de São Francisco do Sul estão incomodados com a situação do transporte hidroviário realizado pelo ferry boat entre Vila da Glória e Laranjeiras.

Segundo a publicação de uma moradora em uma rede social, a balsa principal, que de acordo com ela já era pequena, ficou menor após troca por outra. “Além de ser minúscula, não completaram de carros, deixando três carros para trás”, reclama ela na postagem.

Ainda de acordo com ela, a empresa responsável diz que não foi permitida a entrada de mais veículos na ocasião por conta da quantidade de pessoas na balsa.

“Então quer dizer que posso entrar com um carro com cinco pessoas que vale o mesmo que apenas 1 pessoa a pé?”, questiona.

Balsa substituta

A balsa menor que a moradora se refere é uma substituta, já que a Balsa Rainha do Erval, utilizada no serviço público de transporte marítimo de cargas, veículos e passageiros, sofreu danos estruturais no casco durante a passagem do ciclone, registrado no dia 10 de agosto de 2022.

O serviço da balsa substituta foi iniciado em outubro do mesmo ano. De acordo com a empresa, ela comporta de 12 a 14 automóveis, além de cerca de 25 pessoas. Por conta do tamanho da embarcação, o transporte de veículos de grande porte não está permitido, limitando-se, portanto, ao transporte de veículos leves. O preço cobrado para travessia de um automóvel é de R$ 28 reais.

Ainda conforme informações repassadas pela F.Andreis, ao todo são seis horários para travessia, que é realizada a cada duas horas.

A empresa informou que não condições de aumentar o número de horário por conta do subsídio repassada pela Prefeitura de São Francisco do Sul. “Não vale a pena muito das vezes (aumentar os horários) por conta do baixo número de veículos”, disse um funcionário da empresa à reportagem.

Além disso, informou haver limites impostos pela Marinha, em relação ao número de passageiros na embarcação, que devem ser cumpridos.

Prazo para retorno

Em contato com à reportagem do jornal O Município Joinville, a empresa F. Andreis na última sexta-feira, 19, informou que a Balsa Rainha do Erval passou por manutenção de grande monta, sendo melhorado toda sua estrutura, afim de gerar maior conforto e segurança aos usuários do serviço. A balsa comporta 42 automóveis.

Além disso, disse que a embarcação passou por vistoria a seco no dia 12 de abril e já está flutuando. Com isso, passa pelos últimos ajustes e devendo retornar à operação dos serviços de travessia em 15 a 20 dias.

Balsa Rainha do Erval. | Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação

Ainda de acordo com a empresa, no período em que a embarcação está fora de operação em manutenção, a empresa disponibilizou de forma emergencial uma embarcação substituta para operação dos serviços de travessia, bem como, aumentou o número de horários de travessia no período de 26 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro deste ano.

“Após esse período devido a não ter mais demanda que justificasse manter horários adicionais, os serviços passaram a ser executados conforme os horários estabelecidos no Contrato de Concessão”, destaca.

Pagamento

Na publicação nas redes sociais, outro morador também reclama sobre a forma de pagamento utilizada pela empresa, que aceita somente dinheiro em espécie.

“Mesmo com tantas opções, ou até mesmo o pix, que não tem taxa para o estabelecimento só aceitam pagamento em espécie. É de surpreender o desinteresse em trazer mais praticidade ao cliente”, pontua.

Em relação a isto, a empresa diz que nos locais de atracação o sinal de internet é precário, o que impossibilita a cobrança por pix ou cartão.

“No próximo contrato podemos analisar a possibilidade/viabilidade de inserção de nova forma de pagamento, desde que haja solicitação dos usuários”, finalizou a empresa.

O que diz a Prefeitura de São Francisco do Sul

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de São Francisco do Sul informou que o processo de licitação para a contratação da empresa responsável pelo transporte hidroviário (Ferry Boat), entre Laranjeiras e Vila da Glória já está em fase final.

O órgão municipal também reforçou que o máximo de subsídio que poderá ser disponibilizado será repassado para a abertura de mais horários.

Em relação ao pagamento para a realização da travessia, a Prefeitura diz que poderá intermediar um diálogo com a nova empresa para discutir a viabilidade técnica para a implantação de mais opções.

Confira as notas da empresa e da Prefeitura na íntegra:

Empresa F.Andreis

Em resposta ao questionamento apresentamos os esclarecimentos

Em relação à Balsa Rainha do Erval empregada nos serviços de travessia, informamos que a mesma passou por manutenção de grande monta, sendo melhorado toda sua estrutura, afim de gerar maior conforto e segurança aos usuários do serviço.

A referida embarcação passou por vistoria a seco em 12 de abril de 2023 e já está flutuando, passando pelos últimos ajustes e devendo retornar à operação dos serviços de travessia em 15 a 20 dias.

No período em que a embarcação está fora de operação em manutenção, a empresa disponibilizou de forma emergencial uma embarcação substituta para operação dos serviços de travessia, bem como, aumentou o número de horários de travessia no período de 26/12/2022 à 15/01/2023.

Após esse período devido a não ter mais demanda que justificasse manter horários adicionais, os serviços passaram a ser executados conforme os horários estabelecidos no Contrato de Concessão.

Prefeitura de São Francisco do Sul

A Prefeitura de São Francisco do Sul informa, que o processo de licitação para a contratação da empresa responsável pelo transporte hidroviário (Ferry Boat), entre Laranjeiras e Vila da Glória já está em fase final.

Reforçamos ainda que o máximo de subsídio que pudermos disponibilizar será repassado para a abertura de mais horários.
Para oferecer mais formas de pagamento além de dinheiro em espécie, podemos intermediar um diálogo com a nova empresa para discutir a viabilidade técnica para a implantação de mais opções.

Leia também:
1. VÍDEO – Antigo avião da Esquadrilha da Fumaça deve ser exposto em Joinville
2. Homem é preso com arma para maus-tratos a animais em Joinville
3. Homem com mandado de prisão em aberto é preso com drogas e munições em Joinville
4. Detran anuncia mutirão de exames práticos em Joinville
5. VÍDEO – Confira áudio de mulher que fingiu pedir frete para denunciar violência doméstica em SC


Assista agora mesmo!

Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo