Moradores do Aventureiro cobram solução para trânsito na rua Tuiuti, em Joinville; entenda situação

Assunto foi discutido em reunião da Câmara de Vereadores

Moradores do Aventureiro cobram solução para trânsito na rua Tuiuti, em Joinville; entenda situação

Assunto foi discutido em reunião da Câmara de Vereadores

Redação O Município Joinville

A possível instalação de um supermercado da rede Koch Komprão, no bairro Aventureiro, dominou o debate da audiência pública da Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores na segunda-feira, 4. Na reunião, moradores cobraram melhorias na mobilidade por conta da obra.

A Prefeitura confirmou que a empresa ainda não apresentou o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) exigido por lei. Em Joinville, o estudo visa analisar os impactos de empreendimentos na vizinhança, o que inclui aspectos como trânsito, mobilidade, meio ambiente, infraestrutura urbana e qualidade de vida.

Os moradores do bairro manifestaram preocupação com o trânsito diante da instalação de mais um supermercado na rua Tuiuti. Eles alegam que os congestionamentos são frequentes na via, que além de ser o principal eixo comercial do bairro também é utilizada como deslocamento para o bairro Jardim Paraíso.

Rua Tuiuti, no bairro Aventureiro. | Foto: Google Maps/Reprodução

Representante do Conselho Comunitário do Aventureiro, José Fausto afirmou que o trânsito da Tuiuti não suporta mais empreendimentos sem melhorias na mobilidade. “Temos que trazer segurança para quem vai usar esse espaço”, afirmou.

Proponente do debate, o presidente da Câmara, Diego Machado (PSD), destacou a importância da reunião para ouvir a opinião dos moradores. Ele ainda defendeu a instalação de novos empreendimentos, mas ressaltou a necessidade de planejamento.

Sugestões

Para o vereador Henrique Deckmann (MDB), a rua Tuiuti está “no limite”. O parlamentar defendeu o debate sobre a implantação de um binário no bairro, bem como o acréscimo de via na Tuiuti, nos acessos aos supermercados.

As vereadoras Liliane da Frada (Podemos) e Vanessa da Rosa (PT) desqualificaram soluções paliativas e defenderam que a melhoria no trânsito do Aventureiro se dá a partir de investimentos em transporte coletivo urbano de qualidade, que possibilite que as pessoas possam diminuir o uso de veículos individuais. Vanessa da Rosa também levantou a possibilidade da implantação de transporte coletivo com veículos leves sobre trilhos (VLT).

O ex-vereador Mauricio Soares defendeu a abertura de uma via que ligasse a Tuiuti à Avenida Santos Dumont, nas proximidades da antiga metalúrgica Duque.

Encaminhamento

O presidente Diego Machado e o presidente da Comissão de Urbanismo, Lucas Souza (Republicanos), garantiram que o EIV será apresentado à população, por meio da Comissão de Urbanismo, assim que entregue à prefeitura.

Assista à audiência pública na íntegra:

Leia também:
1. Reforma administrativa: Câmara autoriza guardas de Joinville a treinarem colegas de outras cidades
2. Jovem de 18 anos aluga carro para vender drogas e é preso no Centro de Joinville
3. Ligação com facção faz adolescente ser apreendido com arma e drogas em Joinville
4. VÍDEO – JEC lança uniforme com inspirações em peças dos anos 90
5. Mais 37 famílias joinvilenses são sorteadas e escolhem casas no Conjunto Habitacional Cubatão II


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo