X
X

Buscar

Moradores do Morro do Amaral protagonizam filme gravado em Joinville

Curta-metragem busca expor a realidade de comunidades afastadas

Os moradores do bairro ribeirinho Morro do Amaral, de Joinville, protagonizaram um filme curta-metragem gravado na própria comunidade. As gravações do Açúcar ocorreram nos dias 27 e 28 de julho nas ruas e casas do bairro, localizado na Zona Sul de Joinville.

A maioria dos atores mora no Morro do Amaral e foram selecionados para participar do filme após uma oficina promovida pela Oficina Produções. Sophia Luísa Negherbon Voltolini, de apenas 10 anos, se destacou e foi escolhida para fazer o papel principal.

Ela conta que costuma atuar em peças na Escola Municipal Professor Reinaldo Pedro de França, onde estuda. Porém, esta foi a primeira experiência dela em uma produção audiovisual.

“Eu conheci várias pessoas aqui na gravação, está sendo uma experiência ótima pra mim”, destaca.

Além de Sophia, outros doze pré-adolescentes e crianças do bairro foram contratados para fazer a figuração. O elenco adulto também é formado por pessoas do bairro; apenas a antagonista da história e um personagem de apoio são atores convidados.

Ianca Michelini, de 27 anos, já trabalhou em outras produções audiovisuais, mas nunca fez o papel de “vilã”. Ela conta que se preparou muito para as gravações a partir do roteiro.

“Eu vejo que é muito importante também trocar com as pessoas do elenco, isso é uma ferramenta de estudo muito grande”, pontuou Ianca.

A diarista Silmara das Neves, de 35 anos, também contracenou na produção como uma das personagens principais.

“É muito interessante porque é o que eu vivo, mas está me mostrando muita coisa que não é do meu convívio”, diz ela.

Oficina para atores

Para selecionar o elenco, a produção do Açúcar decidiu unir a contrapartida social necessária em projetos que recebem recursos públicos e essa demanda.

Foi realizado o Curso para Formação de Atores, exclusivo para os moradores locais, ao longo de um fim de semana. No curso foi apresentado o projeto, foram feitos testes de câmera e a gravação de cenas com os participantes.

“É bem desafiador trabalhar com pessoas não atores, porque a gente nunca sabe o que vai encontrar. A gente sabe que tem um personagem, essa pessoa precisa ser atingida de alguma forma, a gente precisa olhar pra alguém e ver o personagem”, explica o preparador de elenco, Marcelo Eduvirge.

Açúcar

O curta-metragem Açúcar conta a história de Elisângela, que teve sua infância roubada pelas circunstâncias da vida e o ambiente isolado onde vive. O filme conta com recursos do Simdec Joinville 2022.

A diretora do filme, Fahya Kury Cassins, explica que o bairro Morro do Amaral foi escolhido pois se encaixa com a linha condutora do roteiro, que é uma adaptação de um conto escrito por ela.

Durante um passeio pelo Morro do Amaral, ela encontrou o cenário ideal para a realização do Açúcar. O roteiro foi adaptado inspirado no Morro do Amaral, uma comunidade distante do centro de Joinville.

Além do afastamento geográfico e a falta de linhas de ônibus, o bairro sofre com falta de infraestrutura e incentivo ao turismo. Chamada de Ilha do Morro do Amaral, a comunidade é cercada pela Baía da Babitonga, com uma beleza natural com grande potencial turístico e de preservação.

A chegada do Açúcar despertou esperança na comunidade, como destaca a pescadora Iracema Cândido, que participou como figurante da produção e disponibilizou algumas locações utilizadas para as gravações.

“Esse curta-metragem que vão fazer é muito bom, vai repercutir em Joinville, Santa Catarina, Brasil, quem sabe, né? Vir conhecer o Morro do Amaral”, conclui.

O lançamento do filme ainda não tem data para ocorrer, mas está previsto para os próximos meses.

Leia os destaques da semana:
1. Joinville tem duas escolas municipais na liderança do Ideb na região Sul; saiba quais são
2. Joinville lança licitação para obra do Parque Porto Cachoeira
3. Eleições 2024: saiba qual é o perfil do eleitorado em Joinville
4. Mosquitos com Wolbachia devem ser soltos em Joinville neste mês
5. GALERIA – Veja como ficou casarão atingido por incêndio no Centro de Joinville


Assista agora mesmo!

Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville: