Moradores do Petrópolis reclamam de falta de água há três dias em Joinville

Eles relatam dificuldades com o abastecimento e cobram providências da Companhia Águas de Joinville

Moradores do Petrópolis reclamam de falta de água há três dias em Joinville

Eles relatam dificuldades com o abastecimento e cobram providências da Companhia Águas de Joinville

Lara Donnola

Moradores do bairro Petrópolis estão há três dias sem água em Joinville. A situação acontece com moradores das ruas Maria Cantilde Gomes e Bauru. Eles entraram em contato com a reportagem do jornal O Município Joinville reclamando que estão sem abastecimento desde segunda-feira, 10.

Sem aviso

A convite dos moradores, a reportagem foi até o local na manhã desta quarta-feira, 12. Segundo eles, não houve aviso de que faltaria água. “Nós não conseguimos nos programar. Temos que dar banho nas crianças, lavar os uniformes, enfim. Isso é uma falta de respeito conosco”, diz a moradora Luana Camacho. “Alguns não têm caixa d’água e precisam comprar água até para dar para os animais de estimação”, complementa.

Marcos Giovani Leite, morador da rua Maria Cantilde Gomes, afirma que a família não consegue realizar as necessidades básicas. “Temos duas crianças que estudam, precisam de banho, não conseguimos lavar louça e a descarga está sendo feita no balde. Isso é um descaso com a comunidade”, comenta.

O morador Osvaldo de França, que mora com a companheira e mais cinco animais de estimação, diz que precisa comprar água para manter o abastecimento da casa. “Nós não estamos conseguindo fazer comida em casa, o banho tem que ser na caneca”, conta. “Isso já aconteceu várias vezes só neste ano, porém, dessa vez, não fomos avisados de que faltaria água”, alega.

Segundo os moradores, ao entrar em contato com a Companhia Águas de Joinville (CAJ), foram informados que o abastecimento retornaria na madrugada desta terça-feira, 11. “Eu tentei dormir tranquila achando que de manhã estaria tudo normalizado. Porém, hoje cedo ainda estava sem água”, diz Chirlei, moradora da rua Bauru.

Ainda conforme os moradores, a companhia também informou que a falta de água ocorreu devido a obras realizadas na região. “Uma responsável técnica da Águas de Joinville alegou que o erro não foi da companhia e sim da empresa terceirizada que trabalha na obra”, diz Marcos.

“Nos prometeram o retorno até a madrugada desta terça-feira, mas até agora não retornou. Nós queremos água e não queremos mais ser enrolados”, afirma Osvaldo.

Segundo a Águas de Joinville, duas solicitações de caminhão-pipa foram recebidas no fim da manhã desta quarta-feira, e o caminhão vai até o local durante a tarde. A companhia afirma que não foram registradas solicitações nos dias anteriores.

O que diz a CAJ

Enquanto a reportagem estava no local, moradores e servidores da CAJ discutiram por conta da falta de água. Os servidores informaram aos moradores que o abastecimento deve retornar até as 18h desta quarta-feira, 12.

A reportagem tentou conversar com os servidores da CAJ. No entanto, não concederam entrevista e orientaram o contato com a Secretaria de Comunicação da prefeitura.

Em nota enviada à reportagem, a Águas de Joinville afirma que a situação começou após uma obra de implantação de rede de esgoto na região, que foi concluída no final da tarde desta segunda-feira.

“Durante a terça-feira, 11, por meio de sondagens, foram identificados vazamentos que podem ter sido ocasionados por rompimentos na rede durante os trabalhos para implantação da rede de esgoto, os quais foram consertados. Além do reparo e da troca de tubulação, uma troca de registro também foi realizada”, diz a nota.

Agora, segundo a companhia, as equipes técnicas e operacionais da companhia trabalham na região da rua Salvador Gomes de Oliveira para a localização de obstruções ou vazamentos na rede de água que possam estar contribuindo para o desabastecimento em regiões pontuais do bairro.

Registro da manhã desta quarta-feira na rua Salvador Gomes de Oliveira | Foto: Lara Donnola/O Município Joinville
Registro na manhã desta quarta-feira na equina da rua Salvador Gomes de Oliveira com a rua Bauru | Foto: Lara Donnola/O Município Joinville

Confira a nota na íntegra:

“Com relação ao caso do bairro Petrópolis, a Companhia Águas de Joinville informa que, neste momento, o bairro se encontra parcialmente abastecido e as equipes técnicas e operacionais da Companhia trabalham na região da rua Salvador Gomes de Oliveira para a localização de obstruções ou vazamentos na rede de água que possam estar contribuindo para o desabastecimento em regiões pontuais do bairro.

A situação começou a ocorrer após obra de implantação de rede de esgoto na região, a qual foi concluída no final da tarde de segunda-feira, 10. Quando a Companhia começou a receber as primeiras manifestações de desabastecimento de moradores, passou a agir para identificar as causas do impacto e providenciar os reparos necessários.

Durante a terça-feira, 11, por meio de sondagens, foram identificados vazamentos que podem ter sido ocasionados por rompimentos na rede durante os trabalhos para implantação da rede de esgoto, os quais foram consertados. Além do reparo e da troca de tubulação, uma troca de registro também foi realizada.

A Companhia recebeu duas solicitações de caminhão-pipa de moradores dessas localidades no final da manhã de hoje, e, neste momento, o caminhão está em deslocamento para fazer o atendimento. Não foram registradas solicitações nos dias anteriores.

O abastecimento por meio de caminhão-pipa para imóveis da região pode ser solicitado pelo WhatsApp 47 99771-8115. Os clientes devem informar falta de água e no campo de observação colocar a informação de que precisam de caminhão-pipa.”

Leia também:

1. Joinvilense é premiado no maior festival de fotografia da América Latina
2. Show do Grupo Revelação em Joinville é anunciado; confira quando, onde e como comprar ingressos
3. Homem que matou outro por “talaricagem” em Joinville é condenado
4. VÍDEO – Viatura da PM e carro colidem durante perseguição em Joinville
5. Nova ponte é projetada para ligar Araquari a Joinville e desafogar BR-280


Assista agora mesmo!

Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo