Moradores do Petrópolis reclamam de situação de bueiros, em Joinville
Prefeitura diz que vai avaliar as solicitações e solicitar manutenções se necessário
Prefeitura diz que vai avaliar as solicitações e solicitar manutenções se necessário
Moradores do Petrópolis, zona Sul da cidade, entraram em contato com a reportagem do jornal O Município Joinville para reclamar da situação dos bueiros em duas ruas do bairro, que tem afetado a locomoção de veículos e pedestres do entorno.
Elenise de Souza da Rosa, 38 anos, é moradora da rua Erich Schattchneider e relata que, desde o início do ano, tem encontrado dificuldades para acessar a via. Acontece que, segundo ela, moradores da rua Augusto Ernesto Boettcher, esquina de sua casa, teriam concretado dois bueiros da rua, por ação independente.
Como a rua destes moradores fica em uma subida e a rua de Elenise mais abaixo, em dias de chuva o volume de água danifica todas as entradas das residências e causa erosão das vias. Segundo Elenise, os moradores teriam concretado pro conta do mau cheiro.
A moradora ainda diz que a via onde mora tem trechos esburacados e os moradores encontram dificuldades em sair de carro por causa da areia que fica acumulada em frente a seus portões. Além disso, a calçada de sua vizinha foi quebrada por causa da ação.
“Ela [vizinha] teve que quebrar toda a calçada. Foi um prejuízo bem grande pra ela, porque os tubos de encanamento da casa dela afastaram por causa da vazão de água, que era demais e deu erosão da calçada”, conta.
De acordo com Elenise, sete tubos foram danificados. A vizinha, Shirley, afirma já ter ligado na ouvidoria da Prefeitura de Joinville para resolver o problema, mas até o momento não obteve resposta.
Na rua dos Tupiniquins, também esquina com a Erich Schattschneider, acontece uma obra de asfaltamento promovida por uma empresa privada, contratada pela prefeitura.
De acordo com Maikon Jean Duarte, morador da região, a obra trouxe um terceiro bueiro, que foi coberto pela empresa responsável pela obra.
“Na Erich Schattschneider, um pequeno trecho recebeu tubos de 40. Três semanas depois, aparentemente, um tubo foi danificado, o que resultou em vazamento”, explica Duarte.
Ainda com relação a esta obra, Elenice diz que, com o asfalto, a situação pode até piorar, já que com o calçamento, não haverá absolvição da água.
Maikon ainda cobra limpeza em um dos bueiros da Augusto Ernesto Boettcher.
Sobre a solicitação de Elenice, a prefeitura disse, por meio de nota, que a Subprefeitura Sul atendeu a solicitação que recebeu via Ouvidoria no início de maio e que as grelhas que haviam sido concretadas foram substituídas, naquela ocasião.
Na oportunidade, segundo a nota, não foi possível identificar o responsável por fechar indevidamente a tubulação. A substituição será efetuada novamente e técnicos da Subprefeitura voltarão ao local para conversar com vizinhos que possam ajudar a identificar em quais horários isso ocorre ou o motivo do fechamento.
Já com relação à reclamação de Duarte, a prefeitura respondeu que a Subprefeitura Sul vai checar se o conserto já providenciado pela empresa terceirizada atende a solução do problema. Caso tenha necessidade, uma nova manutenção será solicitada.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: