Moradores manifestam insatisfação com mudanças no trânsito em bairros de Joinville

Foco das reclamações foi o binário no trecho que vai da rua Copacabana à BR-101

Moradores manifestam insatisfação com mudanças no trânsito em bairros de Joinville

Foco das reclamações foi o binário no trecho que vai da rua Copacabana à BR-101

Redação O Município Joinville

Em audiência pública realizada na Escola de Ensino Básico Rudolfo Meyer, na segunda-feira, 5, moradores do Floresta e do Nova Brasília demonstraram insatisfação com a situação atual do trânsito entre os bairros, em Joinville, em especial na área que abrange as ruas Américo Vespúcio e Jaroslau Clemente Pesch.

As manifestações foram focadas na região afetada pelas mudanças desde dezembro de 2023. Na ocasião, as ruas, que eram mão dupla, passaram a formar um binário no trecho que vai da rua Copacabana à BR-101.

Entretanto, os moradores ressaltaram que há problemas de sinalização que resultam em acessos de pessoas na contramão, bem como a necessidade de redutores de velocidade nas proximidades dos cruzamentos dessas ruas com a rodovia federal.

Helmuth Milbratz, morador da Américo Vespúcio, no lado do bairro Nova Brasília, comentou que é necessária uma melhor sinalização de trânsito. Ele ainda solicitou limpeza de vegetação nas calçadas e melhorias na iluminação pública.

Pela comissão de Urbanismo, estavam presentes na audiência a vereadora Vanessa Falk (Novo), que presidiu o encontro, e o vereador Wilian Tonezi (PL), proponente da audiência pública. Pelo Poder Executivo, representantes do Departamento de Trânsito de Joinville e da Secretaria de Planejamento Urbano acompanharam a audiência.

Alguns moradores levaram questões de tráfego de outras regiões do bairro Floresta.

Guarapuava

Alguns moradores reivindicaram a implantação de um semáforo no cruzamento entre a rua Santa Catarina e ruas Guarapuava e Santa Maria, na altura do supermercado Vitorino. Moradores relataram dificuldades para atravessar a rua, além do risco de acidentes por parte de veículos que saem da Santa Maria em direção à Guarapuava. Sandro Speckhahn comentou ainda que a via é muito estreita para o tráfego atual e propôs desvio do fluxo para a rua Barra Velha.

Mathilde Drefahl

A auxiliar de educadora, Daniela Freudenborg, observou que o tráfego de caminhões na rua Mathilde Drefahl, uma das laterais da rua Copacabana, está trazendo danos para a estrutura das casas e pediu para que haja proibição da circulação de caminhões na rua, de forma que o tráfego desses veículos seja direcionado para a avenida Antonio Ramos Alvim.

Farroupilha

Alguns moradores defenderam que a rua Farroupilha se torne mão única. O tráfego atual estaria dificultando a alguns moradores a saída das suas próprias casas em razão de um estreitamento da rua que, na prática, a transforma em uma pista de uma faixa só nas proximidades com a rua Copacabana.

Leia também:
1. Câmara de Joinville aprova financiamento de estudo de ponte entre Vigorelli e Vila da Glória
2. Mais de 15 toneladas de fiação sem uso foram removidas de postes em ruas de Joinville
3. Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Joinville
4. Conclave: segunda e terceira votações para novo papa terminam com fumaça preta
5. Câmara aprova aumento do número de deputados; entenda impacto em SC


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo