Moradores solicitam remoção de palmeiras em estrada da zona rural de Joinville

Assunto foi debatido na Câmara de Vereadores

Moradores solicitam remoção de palmeiras em estrada da zona rural de Joinville

Assunto foi debatido na Câmara de Vereadores

Redação O Município Joinville

A Comissão de Economia da Câmara de Vereadores de Joinville discutiu na tarde desta segunda-feira, 19, as possibilidades de manejo das palmeiras da estrada do Atalho, na região rural do bairro Vila Nova.

Segundo a Câmara, moradores da região solicitam a remoção de algumas das árvores, que foram plantadas entre a estrada e os canais de irrigação das plantações há cerca de 20 anos de forma privada, com pouco espaçamento entre si.

O morador Valmor Cardozo da Silva explicou que a visibilidade na hora de acessar a via é muito ruim em razão da proximidade entre as árvores e a estrada, o que aumenta o risco de acidentes. Valmor destacou que há grandes caminhões que trafegam pela estrada e que as folhas que caem das palmeiras podem atingir motociclistas ou veículos que andam na região.

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sama) e da Defesa Civil sinalizaram que podem elaborar um relatório em conjunto sobre a situação. Gerente da Unidade de Proteção Civil da Defesa Civil, Maiko Richter, defendeu a realização de um estudo em que a Defesa Civil possa colaborar com análise das condições de risco que as palmeiras podem trazer.

Representante da Gerência de Parques, Praças e Rearborização Pública da Sama na reunião, Jackson Santos diz que a secretaria já destacou servidores para analisar as 119 palmeiras da estrada.

A análise ocorreu a partir de solicitação formal do vereador Adilson Girardi (MDB). No entanto, do ponto de vista estritamente ambiental, não haveria motivo para remoção das árvores, em razão de estarem saudáveis e sem risco de caírem no curto prazo.

Porém, Jackson concordou que seria necessária uma análise interdisciplinar sobre a situação, que envolve, além do aspecto ambiental, questões de trânsito, de agricultura, de irrigação, de segurança e paisagísticas.

Girardi, que propôs a reunião, também pôs em votação no âmbito da Comissão de Economia um requerimento para que, em dez dias, Sama e Defesa Civil proponham uma reunião sobre essa situação com os membros do colegiado e com moradores da estrada do Atalho.

Além de Girardi, a reunião sobre as palmeiras da estrada do Atalho foi acompanhada também pelos vereadores Vanessa Falk (Novo) e Érico Vinicius (Novo).

*Com informações da Câmara de Vereadores de Joinville

Leia também:
1. VÍDEO – Demitido de cafeteria, gerente se pronuncia após confusão com padre Fábio de Melo em Joinville
2. VÍDEO – Câmeras flagram suspeito fugindo após matar idosa em Joinville
3. Saiba o que foi discutido na audiência pública sobre tarifa zero no transporte público de Joinville
4. Duas toneladas de fios de cobre são apreendidas durante operação em Joinville
5. Joinville abre 1,1 mil vagas para CEIs municipais e conveniados


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo