Morre aos 76 anos Ronald Fiuza, neurologista e membro da Academia Joinvilense de Letras
Renomado médico também foi secretário de Saúde de Santa Catarina
Renomado médico também foi secretário de Saúde de Santa Catarina
Ronald Moura Fiuza morreu nesta quinta-feira, 7, aos 76 anos. Fiuza era médico neurologista e ocupava a cadeira 35 da Academia Joinvilense de Letras (AJL), que tem como patrono Robert Avé-Lallemant.
Ronald Fiuza era mineiro, mas morava em Joinville desde 1973. Ele deixa esposa e dois filhos.
Fiuza teve formação escolar no interior e na capital de Minas Gerais; residência em Neurologia e Neurocirurgia na Santa Casa de Belo Horizonte; especialização em Neurocirurgia no Hospital Universitário de Munique, Alemanha; e mestrado em Neurociências e Saúde Mental em Barcelona, Espanha. Tinha pós-graduação em Administração Hospitalar (UNAERP) e pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental (USP).
Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia de 1998 a 2000. Fiuza foi membro da Academia Catarinense de Medicina e da Academia Joinvilense de Letras, sendo vice-presidente da AJL na gestão 2020/2022.
Ronald Fiuza foi Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina de 1995 a 1997. Atuou como delegado brasileiro junto às Federações Mundial e Latino-Americana de Neurocirurgia; presidente do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da ACM; diretor-superintendente e clínico do Hospital São José de Joinville; presidente da Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina; vice-presidente da Federação Brasileira de Hospitais; membro de 15 sociedades científicas, sendo quatro internacionais. Organizou 12 congressos, atuando como presidente em quatro deles, e possui 90 trabalhos científicos produzidos.
Teve participação em 27 congressos e cursos internacionais e em 135 congressos e cursos no Brasil; realizou estágios diversos no Brasil, Alemanha, Suíça, EUA, Japão e Inglaterra. Atuou como diretor e conselheiro de associações, cooperativas, fundações e hospitais, e recebeu homenagens da comunidade, do poder público e de sociedades científicas.
Possui três livros publicados, sendo o último deles, “Não sei e não saberei jamais”, lançado em setembro de 2024.
Leia também:
1. Mega-Sena 2794: 22 apostadores de Joinville acertam a quadra
2. “Minha inspiração é Rayssa Leal”: skatista de 11 anos de Joinville brilha nas pistas e vai disputar o Brasileiro
3. Saiba como fica a previsão do tempo em Joinville neste fim de semana
4. Após quatro anos, linha de ônibus em rua do Guanabara, em Joinville, é reativada
5. Obras causam interdição em trecho da rua São Paulo, em Joinville, neste sábado; confira desvios
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: