Morre aos 76 anos Ronald Fiuza, neurologista e membro da Academia Joinvilense de Letras
Renomado médico também foi secretário de Saúde de Santa Catarina
Ronald Moura Fiuza morreu nesta quinta-feira, 7, aos 76 anos. Fiuza era médico neurologista e ocupava a cadeira 35 da Academia Joinvilense de Letras (AJL), que tem como patrono Robert Avé-Lallemant.
Ronald Fiuza era mineiro, mas morava em Joinville desde 1973. Ele deixa esposa e dois filhos.
Relembre a trajetória de Ronald Fiuza
Fiuza teve formação escolar no interior e na capital de Minas Gerais; residência em Neurologia e Neurocirurgia na Santa Casa de Belo Horizonte; especialização em Neurocirurgia no Hospital Universitário de Munique, Alemanha; e mestrado em Neurociências e Saúde Mental em Barcelona, Espanha. Tinha pós-graduação em Administração Hospitalar (UNAERP) e pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental (USP).
Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia de 1998 a 2000. Fiuza foi membro da Academia Catarinense de Medicina e da Academia Joinvilense de Letras, sendo vice-presidente da AJL na gestão 2020/2022.
Ronald Fiuza foi Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina de 1995 a 1997. Atuou como delegado brasileiro junto às Federações Mundial e Latino-Americana de Neurocirurgia; presidente do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da ACM; diretor-superintendente e clínico do Hospital São José de Joinville; presidente da Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina; vice-presidente da Federação Brasileira de Hospitais; membro de 15 sociedades científicas, sendo quatro internacionais. Organizou 12 congressos, atuando como presidente em quatro deles, e possui 90 trabalhos científicos produzidos.
Teve participação em 27 congressos e cursos internacionais e em 135 congressos e cursos no Brasil; realizou estágios diversos no Brasil, Alemanha, Suíça, EUA, Japão e Inglaterra. Atuou como diretor e conselheiro de associações, cooperativas, fundações e hospitais, e recebeu homenagens da comunidade, do poder público e de sociedades científicas.
Possui três livros publicados, sendo o último deles, “Não sei e não saberei jamais”, lançado em setembro de 2024.
Leia também:
1. Mega-Sena 2794: 22 apostadores de Joinville acertam a quadra
2. “Minha inspiração é Rayssa Leal”: skatista de 11 anos de Joinville brilha nas pistas e vai disputar o Brasileiro
3. Saiba como fica a previsão do tempo em Joinville neste fim de semana
4. Após quatro anos, linha de ônibus em rua do Guanabara, em Joinville, é reativada
5. Obras causam interdição em trecho da rua São Paulo, em Joinville, neste sábado; confira desvios
Assista agora mesmo!
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: