X
X

Buscar

Morre Mário Petrelli, fundador do Grupo RIC, aos 84 anos

Empresário teve uma parada cardíaca durante um procedimento médico nesta quarta-feira

Morreu nesta quarta-feira, 22, o empresário Mário José Gonzaga Petrelli, fundador do Grupo RIC e presidente emérito do Grupo ND. Conhecido do meio da comunicação em todo o país, Petrelli tinha 84 anos e faleceu no Hospital Baía Sul, em Florianópolis. Ele foi levado à unidade ainda na terça-feira, 21, após passar mal em sua residência.

O empresário teve uma parada cardíaca provocada por uma hemorragia. Ele realizava um procedimento de endoscopia quando o coração parou.

História

Natural de Florianópolis, Mário Petrelli mudou-se aos 15 anos de idade para Curitiba, onde se formou bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1959. Antes mesmo de encerrar a graduação, iniciou sua carreira em comunicação como repórter de política dos jornais O Dia e A Tarde, de Curitiba. Tornou-se executivo de uma empresa de seguros, ramo em que também foi muito bem-sucedido.

O empresário foi responsável pelo progresso na área de comunicação em Santa Catarina. Com foco na valorização da informação regional, o primeiro passo ocorreu em 1976, quando comprou a TV Coligadas de Blumenau. Assim, foram fundadas as bases do que hoje é o Grupo RIC.

Foi fundador do sistema RIC Record no Paraná e em Santa Catarina. Também fundou os jornais Notícias do Dia em Santa Catarina e Record News em Santa Catarina e Paraná.

Homenagens

A Prefeitura de Florianópolis decretou luto de três dias pela morte de Mário Petrelli. “Nos deixa saudade de uma referencia empresarial, de comunicação, de relacionamento político. Um homem que compreendeu todas as transformações da sociedade. Um exemplo de vida”, disse o prefeito Gean Loureiro.

Em nota, a Associação Catarinense de Rádio e TV (Acaert), disse que Petrelli era “um homem de caráter nobre, trajetória profissional brilhante e visão empresarial privilegiada”. O empresário era Comendador da Acaert, honraria que destaca personagens que construíram a história da comunicação de Santa Catarina.

Pelas redes sociais, alguns políticos também manifestaram pesar. O deputado Valdir Cobalchini (MDB) disse que Mário Petrelli era uma “figura proeminente da comunicação, da economia, e da política de nosso Estado […] foi um visionário que acreditou em Santa Catarina”.

“Muito tristes com a morte do amigo Mário Petrelli, participante da nossa vida. Deixa um legado infindável de bons exemplos”, escreveu o ex-governador Eduardo Pinho Moreira.

No Paraná, também houve comoção. “Homem cordial e sobretudo conciliador, sempre demonstrando uma enorme preocupação com o futuro do país”, disse o senador Álvaro Dias (Podemos/PR).

“Perdemos mais um ícone da comunicação: Mário Petrelli, fundador do Grupo ND. Meus sentimentos à família, funcionários e amigos pela perda desta referência empresarial, convicto de que seus valores seguirão vivos no jeito ND de levar informação e servir aos catarinenses”, publicou o secretário de Estado do Desenvolvimento, Lucas Esmeraldino.