+

Morre Norberto Cubas da Silva, ex-presidente da Wetzel de Joinville

Advogado faleceu na manhã desta segunda-feira

Morre Norberto Cubas da Silva, ex-presidente da Wetzel de Joinville

Advogado faleceu na manhã desta segunda-feira

Redação O Município Joinville

Norberto Cubas da Silva morreu aos 85 anos na manhã desta segunda-feira, 1º, em Joinville. O advogado foi presidente da empresa joinvilense Wetzel por 41 anos. Norberto deixa a esposa Inge Maria Wetzel da Silva; os filhos André Luís Wetzel da Silva e Maria Elisa Wetzel da Silva; os netos Nicole Carolina Wetzel da Silva, Alícia Carina Wetzel da Silva, Guilherme Gomes da Silva Moreira e Breno Gomes da Silva Moreira; a irmã Ruth Silva; os sobrinhos Rogério e Marília, filhos do falecido irmão Haroldo Osvaldo da Silva.

A Wetzel divulgou uma nota em que lamenta profundamente o falecimento. O velório de Norberto acontece nesta terça-feira, 2, na Capela Mortuária Borba Gato, número 4.

Em vida, Norberto foi reconhecido por sua competência e caráter irretocáveis, tendo recebido inúmeras homenagens e condecorações, destacando-se a Comenda da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, concedida em 2008 pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), e a Medalha de Mérito Carl Hoepcke, outorgada em 2005 pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Em nota, a Acij também lamentou a morte do advogado.

Trajetória

Natural de Campo Alegre, Norberto era formado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná.

Recém-formado, Norberto associou-se ao amigo e também advogado Luiz Henrique da Silveira,. Os dois comandavam um escritório de advocacia na cidade de Joinville até que Norberto assumiu o cargo de assessor jurídico na Wetzel e Luiz Henrique ingressou na carreira política.

Ele ingressou na Wetzel em 1967, na função de assessor jurídico, posição que lhe possibilitou ampliar o conhecimento dos negócios, implementar mudanças e ganhar a confiança dos demais dirigentes à época, Em 1971, alçou ao cargo de Diretor Presidente, o qual exerceu com maestria até 2012, consagrando-se por sua notável atuação à frente da companhia por quatro décadas.

Além de atuar como Diretor Presidente, em 1984 Norberto tornou-se membro do Conselho de Administração da Wetzel, tendo assumido a presidência do Conselho em 1996, permanecendo no cargo até 2014.

No período de 1978 a 1980, foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij), atuando, posteriormente, como membro do Conselho Superior. Integrou, ainda, o Conselho Consultivo de Desenvolvimento de Joinville, tornou-se membro do Rotary e da Sociesc (Sociedade Educacional de Santa Catarina), além de representar a região no Sindicato das Indústrias de Autopeças do Estado de São Paulo (Sindipeças).

Durante o período em que esteve na presidência da Wetzel, Norberto investiu no desenvolvimento contínuo de tecnologias, qualidade e segurança, sendo o grande responsável por alavancar a atuação da Wetzel no setor automotivo.

Em 1984, ele conseguiu a abertura do capital da empresa para negociação das ações na bolsa de valores.

Leia também:
1. GALERIA – Criminosos fazem buraco na parede e tentam furtar cofre de lotérica em Joinville
2. Tempo em Joinville: veja previsão para primeira terça-feira de maio
3. Ciclista morre após ser atingido por carro conduzido por motorista embriagado em Joinville
4. Corpo de homem que desapareceu em rio de Itajaí é encontrado em Barra Velha
5. Homem rouba bebidas em conveniência de posto de gasolina em Joinville


Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo