Mortes por dengue em 2024 sobem para 19 em Joinville
Cidade confirmou mais duas mortes nesta sexta-feira
Cidade confirmou mais duas mortes nesta sexta-feira
A Prefeitura de Joinville confirmou mais dois óbitos por dengue nesta sexta-feira, 12. Com isso, a cidade chega a 19 mortos pela doença em 2024.
Segundo a prefeitura, a 18ª vítima foi um homem de 48 anos que residia no bairro Adhemar Garcia. Ele morreu na quarta-feira da semana passada, 3, em um hospital da rede pública. O homem tinha histórico de comorbidades.
A 19ª morte foi de uma idosa de 91 anos que morava no bairro Boa Vista. Ela morreu na última sexta-feira, 5, em um hospital da rede pública. Ela também tinha histórico de comorbidades.
Além das mortes confirmadas nesta sexta-feira, Joinville confirmou outras duas mortes nesta semana, ambas nesta quinta-feira, 11. As vítimas são uma mulher de 66 anos e um homem de 82 anos.
Conforme a prefeitura, o 16º óbito foi da mulher que residia no bairro Boehmerwald. Ela tinha comorbidades e morreu em um hospital da rede pública no dia 30 de março.
A 17ª morte foi do homem que residia no bairro Jardim Sofia. Ele também tinha comorbidades. O idoso morreu em um hospital da rede pública no dia 6 de abril.
Segundo dados acumulados até às 10h desta sexta-feira, Joinville confirmou 11.075 casos de dengue. O bairro mais afetado pela dengue é o Aventureiro que soma 1.501 casos e registrou 584 focos do mosquito Aedes aegypti.
Em números de casos, o Aventureiro é seguido por Saguaçu com 693; Boa Vista com 635; Costa e Silva com 580; e Iririú com 548. Na quantidade de focos, o Floresta soma 314; o Paranaguamirim soma 290; o Boa Vista soma 287; e o Costa e Silva soma 275.
A partir da próxima segunda-feira, 15, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville amplia o atendimento para pacientes com casos confirmados de dengue com a abertura de três Enfermarias Especializadas em Dengue. As unidades darão suporte às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e às Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) para observação e hidratação de pacientes diagnosticados com a doença.
As enfermarias funcionarão 24 horas por dia, todos os dias da semana, nas estruturas que abrigam as UBSFs Glória (rua Brigada Lopes), João Costa (rua José Fernandes Dias, 129) e Aventureiro III (rua Santa Luzia). O objetivo deste novo serviço é reduzir o número de pacientes que ficam em observação ou hidratação nas UPAs, além de dar suporte aos atendimentos das UBSFs.
As enfermarias especializadas serão implantadas para atender aos pacientes referenciados, ou seja, aqueles que já tiveram o diagnóstico nas UPAs ou nos Postos de Saúde.
O transporte, quando necessário, será providenciado pela Secretaria da Saúde. Uma Unidade de Suporte Avançado, que atua como uma UTI móvel, possibilitada por meio de convênio junto aos Bombeiros Voluntários, também estará disponível.
A orientação para a população com suspeita de dengue continua sendo buscar atendimento no posto de saúde mais perto de casa. São mais de 50 unidades, em todas as regiões da cidade.
Leia também:
1. Identificado motociclista que morreu em acidente com carro em Joinville
2. 34ª Festilha em São Francisco do Sul: confira programação e opções de comida
3. Prefeitura de São Francisco do Sul abre concurso público; saiba cargos e como se cadastrar
4. PM encontra três veículos furtados escondidos em mata em Joinville
5. Presidente sanciona, com veto, lei que limita saidinhas de presos
Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque: