X
X

Buscar

Motorista acusado de atropelar e matar motociclista é absolvido em Joinville

Tribunal do Júri aconteceu nesta terça-feira

O Tribunal do Júri da Comarca de Joinville absolveu, nesta terça-feira, 9, Henrique Pereira Bastos, acusado de envolvimento no acidente de trânsito que resultou na morte de Henrique Brun Freire. O caso ocorreu em 7 de fevereiro de 2024.

Bastos foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) por homicídio qualificado. Porém, a defesa, conduzida pela advogada Dra. Aparecida Jesus, sustentou desde o início que se tratava de um acidente de trânsito, sem dolo e sem intenção de provocar o trágico desfecho.

A defesa informou que durante o julgamento foram apresentados elementos que comprovaram que Henrique Bastos estava sendo perseguido pela vítima por vários quilômetros, no trajeto entre o trabalho e a residência onde mora, próximo às 23h daquela noite.

Segundo a defesa, imagens de câmeras de segurança — que não haviam sido requeridas na fase de investigação — confirmaram que o acusado apenas tentou se proteger de ameaças e agressões, afastando a hipótese de homicídio doloso.

Após mais de 500 dias de prisão preventiva, o júri reconheceu a versão da defesa e concluiu que não houve intenção de matar, decidindo pela absolvição de Henrique Bastos.

A defesa comemorou a decisão. “A verdade foi restabelecida. O Tribunal reconheceu que não havia dolo e que Henrique jamais teve a intenção de ceifar a vida de alguém. O que ocorreu foi uma tentativa desesperada de escapar de uma perseguição injusta. Justiça não é vingança, e hoje prevaleceu o direito”, declarou Dra. Aparecida Jesus.

Henrique Pereira Bastos agradeceu o apoio recebido e reforçou respeito à dor da família enlutada, reiterando que sempre colaborou com as autoridades ao longo do processo.

Leia também:
1. Efeitos sonoros e explosões controladas: simulado de roubo será realizado no aeroporto de Joinville
2. Prefeito de Joinville se posiciona contra candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por SC: “agressão ao estado”
3. Obras podem deixar quatro bairros de Joinville sem fornecimento de água; veja quais e quando
4. Estaqueamento para instalação do novo Cais Flutuante do Espinheiros tem início em Joinville
5. Fugir, Esconder e Lutar: vereador propõe treinamento para reagir a ataques em escolas de Joinville


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: