Motorista de aplicativo de Joinville cria canal no YouTube com dicas de trabalho
Ele já desafiou profissionais de outras cidades para ver quem arrecadava mais dinheiro em um dia de trabalho
Ele já desafiou profissionais de outras cidades para ver quem arrecadava mais dinheiro em um dia de trabalho
O motorista de aplicativo joinvilense Daniel Paust Utech, de 26 anos, decidiu criar um canal no YouTube para ajudar outros motoristas, desde os que estão começando no trabalho autônomo até os mais experientes. Ele mora em São Francisco do Sul, mas atua nos aplicativos Uber e 99 em Joinville e mantém uma rotina diária de 12 horas de trabalho.
Antes, Daniel chegou a trabalhar em uma malharia durante cinco anos e, posteriormente, passou a atuar com o pai e com o irmão no agronegócio, última profissão antes de ingressar como motorista de aplicativo. Depois de passar por uma crise financeira, que afetou a renda familiar no setor, decidiu buscar ganhos extras como motorista de aplicativo.
“Me cadastrei na Uber em 2018 e comecei como um teste. A minha ideia não era trabalhar diretamente como motorista, era uma renda extra, inicialmente. No ano seguinte, realmente ingressei como motorista de aplicativo”, conta.
Desde que começou como autônomo em dezembro de 2018, Daniel não parou mais e continuou com a rotina de trabalho. Depois de dois anos, decidiu criar o canal Projeto Uber para passar os conhecimentos que adquiriu como motorista de aplicativo para outros motoristas.
“Eu queria aumentar minha fonte de renda. Eu já era motorista de aplicativo há dois anos e precisava conciliar algo com esta atividade. A criação de um canal seria perfeito. Um outro motivo para começar com o canal é que estamos na maior cidade do estado e não tínhamos um canal de referência para ensinar e mostrar algumas técnicas dentro da cidade”, diz.
Atualmente, o canal Projeto Uber possui 2,8 mil inscritos. Daniel comenta que frequentemente recebe mensagens de outros motoristas de aplicativo que buscam tirar dúvidas sobre o trabalho.
Texto continua após o vídeo.
Apesar de não possuir parcerias privadas para ajudar no investimento do canal, o trabalhador publica cerca de três vídeos por semana e o canal, atualmente, é monetizado. “Sou um exército de um homem só. Eu que penso no vídeo, eu que faço o roteiro, eu que monto o vídeo, eu que vejo onde gravar, eu que edito as imagens. Faço tudo sozinho e não tenho ajuda financeira, é sempre por conta própria”, comenta.
O canal Projeto Uber tem proporção nacional e Daniel relata que possui um inscrito na França. Em uma ocasião, o motorista relembra que o inscrito enviou um vídeo enquanto trabalhava em Paris e assistia ao canal de Daniel. Quando afastou a câmera e apontou para a janela, a Torre Eiffel apareceu no fundo.
Antes de começar como motorista e antes de criar o canal, Daniel buscou especialização e comprou cursos. Um dos cursos comprados foi o de Marlon Farias da Luz, o Marlon do Uber, vereador de São Paulo que possui um canal de referência no Brasil. Para começar a gravar vídeos, assistiu videoaulas de como ser um youtuber com Thomas de Castro.
Daniel dedica de três a quatro horas para gravar os vídeos. Apesar do trabalho dedicado, ele relata que não há custo financeiro direto, apenas quando se desloca para gravar em outra cidade, além do tempo em que não está trabalhando para gravar os vídeos.
Um dos quadros que Daniel divulgou no canal foi o desafio com outros motoristas. Na ocasião, ele desafiou os inscritos que também trabalham como motorista de aplicativo para saber quem teria maior faturamento em determinada semana. Os três primeiros colocados foram premiados com um almoço.
“Criei esses vídeos de desafio para ter mais contato com o meu público. Se eles só assistem meus vídeos, já é um contato, mas eu não tenho nada de volta deles. Fazendo isso, consegui dar oportunidade para ter esse contato deles comigo”.
Texto continua após o vídeo.
O joinvilense conta que as ideias para novos vídeos surgem durante o trabalho no dia a dia. Ele fala sobre técnicas e maneiras de diminuir os gastos em geral. Além disso, comenta quando tem dias bons de trabalho.
“O foco do meu canal é fazer com que a pessoa que assiste o vídeo consiga obter o maior ganho líquido possível como motorista de aplicativo dentro de cada condição pessoal”, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: