+

Movimentação no Porto de São Francisco do Sul aumenta 30% em 2023

Em novembro, quase 1,5 milhão de toneladas em cargas passaram pelo terminal portuário

Movimentação no Porto de São Francisco do Sul aumenta 30% em 2023

Em novembro, quase 1,5 milhão de toneladas em cargas passaram pelo terminal portuário

Vítor Filomeno | Revisão

A movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul aumentou em 30% nos 11 primeiros meses de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Ao todo, até o mês de novembro deste ano, 15,3 milihões de toneladas foram movimentadas, contra 11,7 milhões no ano passado.

Com 866 mil toneladas, as exportações continuam como o principal fluxo dos produtos que transitaram pelo Porto, representando 58% da movimentação. Destaque para o milho, com 671 mil toneladas, o que corresponde a 8% de toda a exportação do grão feita pelo Brasil em novembro. Completam a lista de produtos enviados ao exterior pelo Porto de São Francisco, a soja, com 140 mil toneladas, e o óleo de soja, com 32 mil toneladas.

“A eficiência e a infraestrutura que o Porto de São Francisco do Sul oferece, têm gerado uma sólida relação de confiança com o mercado, ávido pelo cumprimento de prazos e tarifas competitivas”, avalia o presidente do Porto, Cleverton Vieira.

Já as importações somaram 634 mil toneladas (42%), impulsionadas pelos fertilizantes, com 319 mil toneladas, e produtos metalúrgicos, com 264 mil. Um dos motivos para o crescimento constante do maior porto de Santa Catarina, em 2023, é a captação de novos clientes de diversos estados do Sul e Centro-Oeste do país, como Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

“O Porto de São Francisco do Sul tem aproveitado o cenário econômico de 2023, aliado ao seu desempenho, para alcançar números excelentes, que o colocam como o porto com maior movimentação de cargas de Santa Catarina”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo