Movimento Negro marca manifestação em apoio a vereadora ameaçada de morte em Joinville
Ato foi marcado para o Dia da Consciência Negra que acontece nesta sexta-feira, 20 de novembro
O Movimento Negro Maria Laura fará uma manifestação em apoio ao mandato e segurança da vereadora Ana Lúcia Martins, que vem recebendo intimidações e ameaças de morte desde que foi eleita vereadora no último domingo, 15. O ato foi marcado para sexta-feira, 20, marcado pelo Dia da Consciência Negra.
O objetivo da manifestação é mostrar aos agressores que a população negra não ficará calada frente ao racismo e violência sofrida por Ana, explica João Henrique de Oliveira, integrante do Movimento Negro.
Ana Lúcia já havia procurado a polícia por conta do episódio de ameaça, fez um Boletim de Ocorrência e foi chamada para depor na Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso.
Ainda assim, o participante explica que a manifestação é necessária. “É importante reconhecermos os limites do poder público em lidar com situações de racismo. Casos como esse são corriqueiros e os desfechos também são os mesmos”, explica Oliveira. Ele dá como exemplo o caso da vereadora Marielle Franco (Psol), que foi morta a tiros em 14 de março de 2018. O homicídio ainda não foi solucionado.
“Estamos mais conscientes do que nunca e dispostos a buscar nossa dignidade e respeito por todos os meios necessários”, afirma Oliveira.
A manifestação marcada pelo Movimento Negro acontece na Praça da Bandeira, na próxima sexta-feira, 20, às 18h30.
Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal
Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar