MP investiga se testes de Covid-19 foram descartados por má conservação da Prefeitura de Joinville

Ao todo, 175 kits de exames PCR foram descartados após queda de energia em unidades de saúde

MP investiga se testes de Covid-19 foram descartados por má conservação da Prefeitura de Joinville

Ao todo, 175 kits de exames PCR foram descartados após queda de energia em unidades de saúde

Fernanda Silva

O Ministério Público (MPSC) instaurou notícias de fato para apurar se 175 kits de testes PCR para Covid-19 foram descartados pela Prefeitura de Joinville por má conservação. A situação ocorreu em dezembro.

Em resposta a um pedido de esclarecimento feito pelo MPSC, o município afirmou que a conservação dos exames ficou comprometido após uma queda de energia no Hospital Bethesda e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste, que guardavam os testes. “Como não havia certeza da temperatura que o refrigerador ficou e o tempo, não podemos utilizar esses meios”, justificou o município.

Agora, o MPSC quer apurar quando e por que ocorreu a queda, por quanto tempo durou, se há gerador em ambos os locais e, caso positivo, por que não foram acionados no dia da queda de energia.

Além disso, o órgão quer que o município esclareça se confirmou com ambas unidades de saúde, Hospital Bethesda e UPA Leste, qual era a temperatura em que os kits ficaram durante a queda de energia, antes de descartá-los.

A partir das novas respostas da prefeitura, o MPSC deve avaliar se vai iniciar ou não uma investigação de improbidade administrativa. O caso se encaixa neste tipo de crime por causar lesão dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens públicos.

O que diz a Prefeitura de Joinville

Em nota, a Prefeitura de Joinville, é normal para este tipo de insumo que haja uma quebra técnica de até 5%. No caso da cidade, o valor é ainda mais baixo, de 0,06%. A quebra técnica indica a quantidade de perda de um produto.

“Como são insumos que devem ser armazenados sob refrigeração em temperatura específica, a necessidade de eventuais descartes podem vir a ocorrer”, afirma a prefeitura.

Veja nota completa

Desde o início da pandemia, Joinville realizou 284.344 testes. Para este tipo de insumo, é considerada normal uma quebra técnica de até 5%. Joinville teve uma quebra técnica de 0,06%. Como são insumos que devem ser armazenados sob refrigeração em temperatura específica, a necessidade de eventuais descartes podem vir a ocorrer. A Prefeitura de Joinville trabalha com comprometimento e seriedade para evitar ao máximo a perda de insumos.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo