MP-SC apura possível negligência médica em Araquari após morte de adolescente
David Bryan Fulgieri Mayer tinha 12 anos
David Bryan Fulgieri Mayer tinha 12 anos
O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) instaurou uma notícia de fato para investigar um suposto caso de negligência médica no atendimento prestado a um menino de 12 anos pela rede de saúde pública de Araquari. O adolescente, identificado como David Bryan Fulgieri Mayer, morreu no último domingo, 6.
No procedimento, a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araquari relata que a vítima foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município no Norte catarinense no sábado, 5. O menino apresentava sintomas como dor de ouvido, tosse, náuseas, vômito, diarreia e dor no braço esquerdo. A médica responsável então prescreveu medicamentos para o alívio dos sintomas e o liberou, orientando-o a retornar em caso de piora.
Com a persistência dos sintomas, ele foi levado ao Hospital Municipal São José, em Jaraguá do Sul, na mesma noite. No local, foi diagnosticado com pneumonia e liberado novamente. No dia seguinte, após um desmaio, ele foi socorrido pelos bombeiros voluntários de Guaramirim e encaminhado ao Hospital Santo Antônio, na mesma cidade. Na unidade hospitalar, não resistiu aos sintomas e faleceu.
Conforme consta na notícia de fato do MP-SC, o atestado de óbito indicou sepse e leptospirose como causas da morte. Amostras de sangue foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para confirmação diagnóstica.
O MP-SC determinou o envio de um ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Araquari e à UPA para que esclareçam, no prazo de cinco dias, o atendimento oferecido ao menino. Devem, ainda, encaminhar o diagnóstico médico registrado, bem como explicar a ausência de encaminhamento para exames complementares, que poderia comprometer a exatidão do diagnóstico e as medidas terapêuticas adequadas.
O Promotor de Justiça Dimitri Fernandes, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araquari, destacou “a necessidade de apurar as condições de funcionamento e o atendimento prestado pela UPA de Araquari, em defesa dos direitos garantidos pela Constituição Federal e pela legislação correlata, que asseguram o acesso à saúde de forma digna e eficiente”.
Ele ressaltou que a investigação visa verificar se os procedimentos adotados estão em conformidade com os princípios da eficiência e continuidade do serviço público, protegendo os direitos fundamentais dos usuários e assegurando a prestação adequada dos serviços de saúde.
Em nota enviada ao jornal O Município Joinville, a Secretaria de Saúde de Araquari informou que a médica que atendeu o adolescente foi afastada do cargo e que abriu uma sindicância interna para apurar o fato.
Além disso, relata que a amostra de sangue foi enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública, (Lancen) e o caso será investigado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, do estado.
Conforme o órgão, o resultado desse exame deve esclarecer a causa da morte, se foi de fato leptospirose ou outra doença.
A Secretaria de Saúde de Araquari lamenta a morte do menino David Bryan Fulgieri Mayer, de 12 anos, integrante do Corpo de Bombeiro Mirim Voluntário. David deu entrada no PA 24h, no sábado, (05/10) com sintomas de dor de ouvido, tosse, náuseas, vômito, diarreia, e dor no braço esquerdo. Ele entrou às 12h52 e saiu às 15h20. A médica que o atendeu, o medicou para os sintomas e, após apresentar melhora, ele foi liberado com a orientação que retornasse para um hospital caso houvesse piora do quadro clínico.
Ainda no sábado, por volta das 20h, os pais decidiram levá-lo para o Hospital Jaraguá, na cidade de Jaraguá do Sul, já que a família residia naquele município até pouco tempo. Na unidade, ele foi diagnosticado com pneumonia e liberado, na madrugada, para fazer o tratamento em casa.
No domingo (06/10), ele apresentou falta de apetite e os pais decidiram levá-lo novamente para o Hospital de Jaraguá do Sul. No caminho ele apresentou diarreia e pediu para ir ao banheiro de um supermercado, onde desmaiou. Os pais chamaram os Bombeiros de Guaramirim que o levaram até o Hospital e Maternidade Santo Antônio, onde entrou às 16h32 e, infelizmente, veio a óbito às 17h30.
No atestado de óbito o médico colocou como causa da morte sepse e leptospirose. Uma amostra de sangue foi enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública, (Lancen) e o caso será investigado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, do Estado.
O resultado desse exame deve esclarecer a causa da morte, se foi de fato leptospirose ou outra doença. A médica que atendeu a criança, em Araquari, foi afastada da função, e a Secretaria de Saúde abriu uma sindicância interna, para apurar o fato.
Leia também:
1. Previsão do tempo em Joinville: confira como será a quarta-feira
2. Rede com mais de 180 hotéis no Brasil vai abrir unidade em Araquari
3. Reeleito em Joinville, Adriano Silva revela prioridade para continuidade do mandato
4. Semana da pessoa idosa em Joinville: confira programação e como participar da edição 2024
5. Com previsão de chuva forte em Joinville, Defesa Civil emite alerta para próximos dias
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: