X
X

Buscar

MP-SC apura responsabilidade de motorista e empresas em acidente com ácido na Serra Dona Francisca

Envolvidos foram incluídos no polo passivo do inquérito

A 21ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville incluiu o motorista e as empresas envolvidas no acidente na Serra Dona Francisca no inquérito. Na ocasião, ácido sulfônico foi derramado na pista, causando interdição da via e do abastecimento de água em Joinville. Os responsáveis pelo evento serão notificados para justificar suas condutas e informar se já estão fazendo algo para reparar o dano ambiental.
A Promotora de Justiça Simone Cristina Schultz determinou que, “ao ser realizada a inclusão dos responsáveis no polo passivo, expeça-se ofício, com cópia da portaria do presente Inquérito Civil, para que tomem conhecimento do procedimento e todos os seus termos e manifestem-se a respeito, especialmente esclarecendo quais medidas foram adotadas para cessar todos os danos provenientes do evento danoso, notadamente os danos ambientais, animais e sociais na região”.

Ela explica que “a partir do momento em que o MPSC receber as respostas das partes envolvidas, tudo será analisado, com o fim de decidir sobre o ajuizamento de ação civil pública ou adotar alguma outra providência necessária ao esclarecimento dos fatos”.

No despacho, a Promotora de Justiça Simone Cristina Schultz determinou que as pessoas físicas e jurídicas envolvidas no evento prejudicial ao meio ambiente sejam incluídas no polo passivo para buscar a devida responsabilização pelos danos ambientais causados. O procedimento administrativo do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) objetiva, ainda, identificar outros envolvidos com a respectiva responsabilização, bem como a reparação dos danos ambientais e coletivos.

Pessoas físicas e jurídicas a serem incluídas no polo passivo:

– o motorista do caminhão que perdeu o controle enquanto trafegava pela Serra Dona Francisca, vindo a colidir em um morro, o que causou o derramamento do ácido sulfônico;

– a empresa responsável pelo transporte do produto químico e veículo que era conduzido pelo motorista;

– a empresa adquirente do produto químico, que seria utilizado no seu processo industrial;

– a empresa gerenciadora de riscos e gestão ambiental, diante da notícia de que houve demora no seu deslocamento para o local do acidente, o que contribuiu para a propagação dos danos ambientais.

No despacho emitido pela 21ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, também ficou estabelecido que sejam oficiadas a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para que esclareça se atuou de alguma forma em relação aos fatos e encaminhe a documentação informando quais medidas foram adotadas, especialmente para fins de melhorias na fiscalização e segurança da rodovia respectiva, e a Companhia Águas de Joinville, para que encaminhe os relatórios de acompanhamento de toxicidade da água desde a data do acidente e informe como está acompanhando os impactos na água no momento.

Ainda deverão ser notificados a Defensoria Pública Estadual – Joinville para que informe se está acompanhando o caso, especialmente se foi procurada por pessoas da comunidade, atingidas pelo acidente, relatando prejuízos, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) e a Polícia militar Ambiental (PMA), para que enviem cópia dos procedimentos administrativos instaurados sobre os fatos e informem se foram efetuados estudos técnicos para apurar o impacto gerado na fauna e se estão sendo realizados relatórios periódicos de toxicidade para aferir a cessação do impacto ambiental no local, entre outras informações.

Leia também:
1. Adolescente de 15 anos é apreendido com pornografia infantil em Joinville
2. Obras de hospital devem ser retomadas em até 60 dias em Araquari
3. Ministério Público ajuíza ação para coibir danos ambientais durante limpeza de rios em Joinville
4. Região de Joinville registra maior número de ocorrências do Samu durante a Páscoa
5. Projeto que autoriza pessoas com autismo e síndrome de Down a usar vagas exclusivas em Joinville é aprovado


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: