X
X

Buscar

MP-SC investiga se profissionais de hospital de São Francisco do Sul trabalharam com Covid-19

Unidade hospitalar afirma que trabalhadores estavam assintomáticos

O Ministério Público iniciou uma investigação para apurar possíveis irregularidades no cumprimento dos protocolos da Covid-19, em São Francisco do Sul. A suspeita é que dois funcionários com sintomas tenham trabalhado enquanto esperavam o resultado do exame. Ambos são contratados no Hospital e Maternidade Nossa Senhora Da Graça.

O que se sabe até o momento, é que os dois trabalhadores realizaram um teste RT-PCR e foram afastados assim que o resultado foi divulgado positivo. Por nota, o hospital alega que eles estavam assintomáticos, entretanto, colegas de trabalho afirmam o contrário, ou seja, que apresentaram sintomas.

Além disso, o teste PCR é indicado para pacientes que possuem sinais de coronavírus, e, por esses motivos, a investigação foi iniciada. Agora, o MP quer saber se os profissionais tinham ou não sintomas, e, se tinham, por que não foram afastados antes.

Nesta semana, o hospital e a Prefeitura de São Francisco do Sul devem prestar esclarecimentos ao MP. Uma intimação foi enviada às partes no dia 2 de setembro e o prazo para retorno é até esta sexta-feira, 18. O Conselho Municipal da Saúde também pediu esclarecimentos à unidade de saúde.

Os dois funcionários e a administração do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Da Graça foram procurados pela reportagem e se manifestaram por meio de nota, publicada em 21 de agosto. Leia mais abaixo.

O diretor técnico do município, o infectologista Luiz Henrique Corrêa Palma, explica que, segundo os protocolos, o RT-PCR só deve ser feito em pacientes com sintomas, já que o exame detecta se o vírus está presente no corpo. O profissional precisa ser afastado imediatamente enquanto aguarda o resultado.

Caso o paciente seja assintomático, ele deve realizar o teste rápido ou sorológico e não precisa ser afastado enquanto aguarda o resultado.

Confira a nota do hospital

A diretoria do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG), unidade gerida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em São Francisco do Sul, vem a público esclarecer o procedimento adotado referente à testagem regular de nossos profissionais de saúde para Covid-19.

A recomendação do Ministério da Saúde sobre o afastamento de atividades laborais é somente em casos sintomáticos e de resultado positivo.

Os referidos profissionais eram assintomáticos e, quando receberam o resultado do exame positivo, deixaram imediatamente seus postos de trabalho e estão isolados em suas residências.

Cabe ressaltar que até as datas que receberam os diagnósticos, os dois profissionais exerceram suas atividades fazendo uso de equipamentos de segurança recomendados pela Vigilância Epidemiológica do município e o Ministério da Saúde, principalmente máscaras e luvas de proteção.

Lamentavelmente, vemos profissionais de saúde do HMMNSG e de inúmeras outras unidades de saúde espalhadas por todo o Brasil, que atuam na linha de frente do combate ao Covid-19, estarem sujeitos a esse tipo de situação. Esperamos que os profissionais afastados, bem como os demais colaboradores, passem por esse período sem sintomas graves e se recuperem o mais breve possível.

Reforçamos ainda que é prática comum nos hospitais administrados pelo INDSH a realização de exames de rotina com os colaboradores para garantir a segurança de todos, inclusive a dos usuários das unidades. Paralelamente, ocorrem treinamentos preventivos e de reforço no uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) para todas as equipes.

Agradecemos a compreensão!


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar