MP-SC investiga se profissionais de hospital de São Francisco do Sul trabalharam com Covid-19
Unidade hospitalar afirma que trabalhadores estavam assintomáticos
O Ministério Público iniciou uma investigação para apurar possíveis irregularidades no cumprimento dos protocolos da Covid-19, em São Francisco do Sul. A suspeita é que dois funcionários com sintomas tenham trabalhado enquanto esperavam o resultado do exame. Ambos são contratados no Hospital e Maternidade Nossa Senhora Da Graça.
O que se sabe até o momento, é que os dois trabalhadores realizaram um teste RT-PCR e foram afastados assim que o resultado foi divulgado positivo. Por nota, o hospital alega que eles estavam assintomáticos, entretanto, colegas de trabalho afirmam o contrário, ou seja, que apresentaram sintomas.
Além disso, o teste PCR é indicado para pacientes que possuem sinais de coronavírus, e, por esses motivos, a investigação foi iniciada. Agora, o MP quer saber se os profissionais tinham ou não sintomas, e, se tinham, por que não foram afastados antes.
Nesta semana, o hospital e a Prefeitura de São Francisco do Sul devem prestar esclarecimentos ao MP. Uma intimação foi enviada às partes no dia 2 de setembro e o prazo para retorno é até esta sexta-feira, 18. O Conselho Municipal da Saúde também pediu esclarecimentos à unidade de saúde.
Os dois funcionários e a administração do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Da Graça foram procurados pela reportagem e se manifestaram por meio de nota, publicada em 21 de agosto. Leia mais abaixo.
O diretor técnico do município, o infectologista Luiz Henrique Corrêa Palma, explica que, segundo os protocolos, o RT-PCR só deve ser feito em pacientes com sintomas, já que o exame detecta se o vírus está presente no corpo. O profissional precisa ser afastado imediatamente enquanto aguarda o resultado.
Caso o paciente seja assintomático, ele deve realizar o teste rápido ou sorológico e não precisa ser afastado enquanto aguarda o resultado.
Confira a nota do hospital
A diretoria do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG), unidade gerida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em São Francisco do Sul, vem a público esclarecer o procedimento adotado referente à testagem regular de nossos profissionais de saúde para Covid-19.
Os referidos profissionais eram assintomáticos e, quando receberam o resultado do exame positivo, deixaram imediatamente seus postos de trabalho e estão isolados em suas residências.
Lamentavelmente, vemos profissionais de saúde do HMMNSG e de inúmeras outras unidades de saúde espalhadas por todo o Brasil, que atuam na linha de frente do combate ao Covid-19, estarem sujeitos a esse tipo de situação. Esperamos que os profissionais afastados, bem como os demais colaboradores, passem por esse período sem sintomas graves e se recuperem o mais breve possível.
Agradecemos a compreensão!