X
X

Buscar

“Muito especial”: parto com fenômeno raro é realizado por equipe da UPA Sul de Joinville

Ryan Brian nasceu na terça-feira

O parto de um bebê foi realizado na última terça-feira, 13, pela equipe da UPA Sul de Joinville, no bairro Fátima. A chegada apressada e também em fenômeno raro do bebê Ryan Brian foi o primeiro registrado na unidade neste ano.

A mãe, Leliane Almeida de Souza, chegou andando até a unidade com o marido, já sentindo dores de contração e indicando trabalho de parto. Imediatamente, a equipe a encaminhou para o atendimento médico e acionou o SAMU.

O pequeno Ryan Brian nasceu saudável, de parto normal, com 2,87 quilos. Na sequência, o SAMU realizou a transferência da mãe e bebê para a Maternidade Darcy Vargas.

A enfermeira obstetra Camila Britto foi uma das profissionais da UPA Sul a auxiliar diretamente no atendimento e relatou a emoção da equipe em participar deste nascimento especial. “Não é algo que esperamos atender em uma UPA. O atendimento foi sincronizado e cada profissional fez a diferença”, lembra.

Leliane chegou há poucos meses em Joinville e, inicialmente, a equipe buscou dados do pré-Natal e idade gestacional do bebê para verificar se estava no tempo certo para nascer.

O parto também registrou um fenômeno raro. “Ryan Brian nasceu empelicado, com a bolsa amniótica íntegra. Chorando e no colo da mamãe, teve atendimento imediato da equipe de atendimento infantil e da enfermagem. Foi muito especial!”, recorda a enfermeira.

A família mora próxima à UPA, no bairro Fátima. O pai, Renato Augusto, acompanhou a esposa e conta que, ao chegar na unidade, foi para casa buscar um ultrassom, mas não deu tempo. Quando voltou, o filho já tinha nascido. Leliane e o bebê tiveram alta nesta quinta-feira, 15. Segundo a mãe, o bebê já está mamando bem e é muito esperto.

“De todos os meus filhos, foi o parto mais rápido que eu tive. Não deu tempo nem de vir a ambulância, mas a equipe me atendeu muito bem, deu tudo certo”, comemora Leilane.

Parto na UBSF Fátima

Em abril deste ano, a UBSF Fátima também registrou um momento único: o primeiro parto realizado na história da unidade. A paciente procurou a UBSF logo ao perceber que ia entrar em trabalho de parto e não tinha tempo hábil para uma transferência. A criança nasceu no local, saudável e em segurança.

A coordenadora da UBSF Fátima, Eliana Garcia dos Santos Paterno, destacou o empenho da equipe. “O esforço e a atenção de todos foram essenciais para garantir acolhimento, segurança e humanização nesse momento tão especial”, recorda.

Leia também:
1. Audiência pública vai debater possibilidade de tarifa zero no transporte público em Joinville
2. VÍDEO – Câmera registra colisão com caminhão que matou casal em rodovia de Garuva
3. Mutirão de microchipagem ocorre neste sábado em Joinville
4. VÍDEO – Drones da PMRv flagram ultrapassagens perigosas na Serra Dona Francisca, em Joinville
5. Empresa de Joinville abre processo seletivo para programa de Jovem Aprendiz


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: