Mulher dá à luz trigêmeos idênticos em Santa Catarina; caso é extremamente raro
Este tipo de parto não era registrado em hospital de Blumenau há cinco anos; moradora de Rodeio deu à luz em outubro
Este tipo de parto não era registrado em hospital de Blumenau há cinco anos; moradora de Rodeio deu à luz em outubro
Um caso raro foi registrado em Blumenau, no Vale do Itajaí, no fim de outubro: uma moradora de Rodeio deu à luz trigêmeos idênticos. Os bebês foram gerados naturalmente por Taiza Priscila Kruger, de 29 anos, e o marido dela, Itamar Antunes.
Taiza tem tias e primas gêmeas na família, então sabia que era uma possibilidade, mas não esperava três. A gravidez foi planejada e os meninos foram nomeados Thomas, Gael e Davi. O primeiro nome foi escolhido pelo pai, o segundo pela mãe e o terceiro em conjunto.
Os três meninos dividiram a mesma placenta, caso que ocorre em 1 a cada 50 milhões de nascimentos. Os bebês nasceram no Hospital Santo Antônio, que não registrava nascimentos de trigêmeos há cinco anos.
Por ser um hospital-escola, o caso gerou muita comoção entre os residentes para estarem presentes nesse momento. Taiza estava internada desde sua 30ª semana por se tratar de uma gravidez de risco.
“Quando completou 31+2, escolhemos por realizar a cesária. Sabíamos que necessitaríamos de uma equipe completa nesse momento, foi necessário um anestesista, um obstetra, três pediatras, três residentes da ginecologia, três residentes da pediatria, enfermeiras e técnicas de enfermagem. Já tínhamos as vagas de UTI neonatal aguardando a chegada dos bebês, sendo um trabalho de equipe entre diversos setores do hospital”, relata médica obstetra Andréia Sayaka.
A cirurgia foi feita no dia 29 de outubro, uma terça-feira. Davi foi o primeiro a nascer, às 12h12. Gael veio ao mundo às 12h14 e Thomas às 12h15. Eles estão internados na UTI neonatal do hospital, estáveis e com boa evolução.